Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EBDA PROMOVE MELHORAMENTO GENÉT
EBDA promove melhoramento genético de bubalinos para agricultura familiar
WhatsApp

28 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
ebda promove melhoramento genét

Segundo Antônio Vicente da Silva Dias, veterinário e pesquisador da empresa, os produtores beneficiados estão comprovando a importância desse animal para a agricultura familiar pela sua rusticidade, produção de carne e leite, fácil manejo e ainda por ser um animal de tração, próprio para os trabalhos rotineiros da propriedade.

A estação vem funcionando como unidade experimental e de transferência de tecnologias referentes às principais raças de bubalinos criadas na Bahia, seja para produção de carne ou de leite. Esse trabalho visa, entre outros aspectos, avaliar o desempenho dos búfalos em provas de ganho de peso e disponibilizar reprodutores e fêmeas de bubalinos melhorados aos criadores, como forma de transferir tecnologias que incentivem um melhor desempenho do rebanho.

O leite de búfala, um dos produtos mais valorizados do animal, tem alcançado melhor preço que o do leite de vaca. "O búfalo é um animal mais apropriado ao produtor familiar, já que gera maior renda adicional", explicou o veterinário. Segundo dados da empresa, um plantel de dez búfalas pode produzir 30 litros de leite, diariamente, o que equivaleria a uma renda bruta mensal de R$720, aproximadamente.

Antônio Vicente chama a atenção para o leite de búfala pelo seu alto teor de vitaminas A, D e B2, pelo baixo teor de colesterol, por ser desintoxicante (após o acidente nuclear de Chernobil, foi o alimento que eliminou mais rapidamente os resíduos de radioatividade), por poder ser consumido por pessoas alérgicas ao leite de vaca, e ainda por ter 47% mais proteínas e 14% mais minerais do que o leite de vaca.

"O leite de búfala rende mais derivados (manteiga, queijo e doces) e esses derivados são de melhor qualidade em função da sua composição", explicou o veterinário. Já a carne, mais nutritiva e saudável do que a carne bovina, tem 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, 55% menos calorias, 11% mais proteína e 10% mais minerais.

A tração do búfalo é outro benefício, já que este animal pode substituir, com vantagens, os eqüídeos. "O búfalo pode transportar maior carga, no mesmo espaço de tempo, e não atola com facilidade", comentou Vicente Dias. O búfalo também é um animal rústico, chegando com facilidade aos 600kg em 24 meses, no regime de pasto.

Outras vantagens dos bubalinos são a baixa mortalidade (1 a 2%); idade para abate, em sistemas de manejo extensivo, entre 18 e 24 meses (os bovinos só estão aptos para abate, nas mesmas condições, entre 3 a 4 anos de idade); o peso na hora do abate, de 320kg a 400kg, é maior em relação aos 300kg a 370kg do bovino criado nas mesmas condições. A búfala tem, em média, 15 parições em sua vida útil e também é comum parir com idade superior a 20 anos, o que confirma ser um animal, por excelência, para a agricultura familiar.

ESTAÇÃO DE ARAMARI

Localizada no município de Aramari, a estação é subordinada à Gerência Regional da EBDA de Alagoinhas e possui uma área total de 806 hectares, dos quais 223 são utilizados para a criação dos búfalos. O município, que apresenta um clima subúmido, é ideal para a criação de bubalinos. Além desses animais, a estação também desenvolve pesquisas para transferência de tecnologias na criação de bovinos de leite.

Na estação também funciona o Centro de Profissionalização de Produtores de Leite (Centreleite), que, além de promover cursos profissionalizantes para agricultores familiares, ensina técnicas para a produção artesanal de derivados de leite, tais como queijos e iogurtes de diversos tipos e sabores. Entre outros assuntos, os agricultores familiares conhecem sobre a importância do leite, sua composição e utilização correta.

FONTE

Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia

Assessoria de Comunicação da Seagri

Telefone: (71) 3115-2767

E-mail: imprensa@seagri.ba.gov.br FONTE: Agrosoft Brasil



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico