Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
É UM DESASTRE, DIZEM AMBIENTALI
É um desastre, dizem ambientalistas
WhatsApp

14 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
dizem ambientali
é um desastre

A demissão da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi considerada "muito grave" por entidades ambientalistas internacionais e nacionais. Para essas organizações, Marina era uma espécie de "fiadora" da política do governo do presidente Lula quanto ao meio ambiente.

"Do ponto de vista internacional, a demissão de Marina do ministério é muito preocupante e prejudica a credibilidade do governo Lula na questão da defesa do meio ambiente", avaliou ontem Scott Paul, diretor do programa de Florestas do Greenpeace. "A demissão simboliza que o governo Lula não vai mais dar prioridade para a agenda ambiental no País."

O vice-presidente para a América do Sul da entidade Conservation International, José Maria Cardoso da Silva, concorda e classificou como uma desastre a saída de Marina. "É um desastre para o governo Lula. Do ponto de vista internacional, o lastro era a Marina, não a a ministra Dilma (Rousseff) nem nenhum dos ministros que ele tem aí. Ela era tida como o seguro brasileiro do ponto de vista ambiental", afirmou.

De acordo com ele, a saída é ruim até mesmo para o agronegócio brasileiro. "Sem ela, a credibilidade do governo Lula cai significativamente. O pior de tudo é que isso acontece justamente no momento em que vários setores da economia criticam um dos grande programas do Brasil que é o do etanol", argumentou. "Muitas das críticas são do ponto de vista ambiental. E o governo ainda não provou suas garantias ambientais para expansão do etanol."

O diretor da ONG SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, concorda. "A notícia caiu como uma bomba", contou. "Ter uma pessoa como a Marina era ter um fiador do processo. Ela suportou a briga dos transgênicos, a briga com o Reinhold Stephanes, a questão dos licenciamentos ambientais. O estofo moral dela em um governo tão combalido eticamente como esse era o que dava suporte para nos assegurar", afirmou.

Segundo Mantovani, a preocupação imediata agora entre os ambientalistas é sobre que rumos o governo tomará. "Estamos preocupados que isso vire para o lado do ?liberou geral?, porque é isso, no fundo, o que se pensa no governo. A Marina era um empecilho para esse tipo de coisa", explicou.

"O rei ficou nu agora", disse o diretor da ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi. "Ficou explícita e transparente a intenção do governo Lula. Essa coisa de ter o discurso da Marina pregando uma coisa e a prática do governo na direção contrária acabou."

PAC

Os especialistas apontam o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como um dos motivos que culminaram com o processo de saída de Marina do cargo de ministra. "Foi um processo de desgaste, principalmente agora, com o predomínio de um ministério centralizado no desenvolvimento a qualquer custo. Certamente devem ter ocorrido muitos atritos entre a ministra da Casa Civil e a ministra Marina", avaliou o vice-presidente da Conservation International.

"O PAC é o que se tem de mais predador", reclamou Mantovani. "Nem os projetos mirabolantes do ?Brasil, esse é um país que vai para a frente?, nos anos 70, tinha a capacidade de ser tão ruim quanto este. Porque os militares podiam ser tudo, menos trouxas, eles tinham planejamento", disse.

Para os especialistas, o governo Lula terá agora de se esforçar mais. "O governo vai ter de mostrar um serviço muito bom daqui para a frente. Ele vai ter de tomar medidas ousadas para mostrar que a parte ambiental do Brasil vai ser tratada com qualidade", afirmou Silva.

REPERCUSSÃO

Herald Tribune

Em seu site na internet, o jornal diz que a saída da ministra Marina Silva põe fim a um mandato de seis anos que foi freqüentemente marcado por períodos tenebrosos. O texto destaca que Marina protagonizou conflitos com desenvolvimentistas na Amazônia e cita ambientalistas ligados ao Greenpeace para tentar explicar os motivos do pedido de demissão. Diz que a decisão resultou de pressões surgidas por medidas tomadas pela pasta comandada por ela no combate ao desmatamento da floresta, que teria se tornado "insuportável", de acordo com o diretor do Greenpeace no Brasil, Sérgio Leitão. Outra explicação para a saída do cargo apontada na reportagem é a decisão do governo brasileiro de dar prioridade a um "plano de desenvolvimento multibilionário" no qual outro ministro foi designado para cuidar de um projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. A ministra é citada pelos ambientalistas como uma grande perda para o País.

BBC

O portal da rádio britânica destacou o fato de Marina ter deixado o cargo sem um motivo claro para o pedido de demissão. Ao apontar que a ministra adotou uma postura crítica em relação a projetos de desenvolvimento do governo, o texto afirma que sua saída tende a aumentar a "percepção de que o presidente Lula está mais preocupado com o desenvolvimento econômico do que com a conservação". De acordo a emissora britânica, a ministra tem culpado o avanço da atividade pecuarista pelo crescente desmatamento da Amazônia. Ao mesmo tempo, ela se opôs "sem sucesso" a diversos projetos de infra-estrutura do governo federal na região da Amazônia, inclusive a construção de duas grandes hidrelétricas no Rio Madeira e uma nova rodovia de grande porte. A emissora acrescenta que a decisão do governo de autorizar o uso de transgênicos e a construção de uma usina nuclear também contrariaram as "preocupações ambientais" de Marina. FONTE: O Estado de São Paulo - 14/05/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico