Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
HOMENAGEM À ENFOC
É tempo de esperançar!
WhatsApp

19 de Novembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
homenagem à enfoc

Dois dias de encontro, diálogos e renovação da esperança. Assim foi o Seminário Paulo Freire, realizado pela Assembleia Legislativa do Pará em parceria com Universidades e centenas de entidades sindicais e movimentos sociais, nos dias 17 e 18 de novembro de 2021.

Entre dezenas de mesas e participantes que dialogavam sobre o pensamento freiriano e a educação popular, a reflexão de Nita Freire, esposa de Paulo Freire, foi forte: "É preciso ser persistente, estudar, semear o legado de Paulo Freire. Esse é o 45° título de Insígnias Doutor Honoris Causa que ele recebe. Nos EUA, o conteúdo de um livro é considerado velho em dez anos, o livro Pedagogia do Oprimido se debate há mais de vinte anos. E isso é surpreendente para eles. Como que a obra do Paulo consegue estar tão atual para os dias de hoje."

A Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Pará, com a medalha Paulo Frota, e um certificado de honra ao mérito pela importante colaboração para a educação popular, e por seu comprometimento em defesa da educação e do legado de Paulo Freire.

Para o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Santos Silva (Guto),receber a medalha Paulo Frota em nome da ENFOC é uma honra, resultado de muito trabalho coletivo, de vozes de homens e mulheres do campo, do todos os cantos do Brasil, mas sobretudo, de mulheres, que enxergando a necessidade de educar seu povo, se inspiraram em práticas educativas de Paulo Freire e criaram há quinze anos, a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). Guto ainda acrescenta: “É também um desafio, pensar e construir novas experiências formativas que dialoguem com a era digital que estamos vivenciando."

FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: ALIMENTOS PARA O CORPO E A ALMA

O Seminário, contou também com uma Feira da Economia Solidária, onde foram expostas obras do legado de Paulo Freire e teve diversa programação cultural, com a participação de mais de trinta entidades sindicais e movimentos sociais.

"Participar da Feira da Economia Solidária dentro da Estação das Docas é um ato de resistência, porque aqui a gente enfrenta o negacionismo, não apenas da pandemia, mas do legado de Freire. Poder mostrar sua obra junto a diversidade da produção da agricultura familiar, para nós é um ato de resistência”, destaca a presidenta da FETAGRI-PARÁ, Angela de Jesus.

BUSTOS HOMENAGEM

Como ação do Curso Prático de Midiativismo 2, a ENFOC homenageou com um busto de Paulo Freire, o governo do Estado, o Presidente da Assembléia Legislativa e o escritor Pedro Pontual, importante pensador da educação popular. Outras entidades como a UNIPOP, Movimento dos Atingidos por Barragens, República de Emaús, MST, também receberam pratos artísticos com a imagem do patrono da educação brasileira. Pontual fala emocionado da homenagem: "É disso que estamos falando a tempos, reunir diversas práticas da educação popular e trocar, amorosamente, cuidadosamente, experiências, relatos, vivências, é a mais genuína construção do que é fazer a educação popular. Meu amigo Paulo Freire estaria feliz de nos ver aqui."

Ao fim do evento, o deputado Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, afirmou: "nós temos que recuperar as ações coletivas para o bem de todos e todas. O Parlamento também pode ser utilizado como ferramenta pedagógica desde que as lutas políticas estejam âncoradas com as entidades sindicais e os movimentos sociais e o trabalho de base. Daqui, saímos desenhando a publicação de um livro do que representa esse centenário para as nossas lutas emancipatórias amazônidas e brasileira."

Depois de tanta inspiração, uma pausa para um respiro profundo. É tempo de freiriar. Viva Paulo Freire!

#ENFOC #CONTAG #PauloFreire #Centenário #Educação #Cultura

#Midiativismo FONTE: Bruno Leão - Educador e Comunicador Popular



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico