Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
É PRECISO DESBANCARIZAR O CRÉDI
É preciso desbancarizar o crédito rural
WhatsApp

04 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
é preciso desbancarizar o crédi

Ultimamente, a vigorosa desvalorização do dólar, coadjuvada por seca e doenças, ensejou a necessidade de prorrogar operações de custeio e investimento que seriam amortizadas com a receita - frustrada - das safras 2004/2005 e 2005/2006 -, prejudicando o rating de produtores junto aos bancos. Alguns também tiveram abaladas as relações comerciais com fornecedores de insumos ou compradores da safra.

O alongamento dessas dívidas e a redução do seu custo de carregamento está na pauta de negociações em curso entre lideranças setoriais e o governo. Esperemos que as tratativas tenham bom resultado e permitam a superação desse grande empecilho à construção de um sistema mais moderno de financiamento ao setor rural.

O atual modelo de financiamento surgiu no começo dos anos 70, quando foram delineadas as bases das políticas agrícolas brasileiras, e estabelecidos três mecanismos operacionais: o Proagro, a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e o Crédito Rural. O Proagro, um seguro de crédito, após gerar rombos orçamentários significativos e apresentar "forfaits" constantes nas indenizações, tornou-se desacreditado e pouco utilizado, até que foi resgatado pelo zoneamento agrícola e, recentemente, pela criação de regras razoáveis, que permitiram sua conjugação com o Pronaf.

Por outro lado, nos últimos anos cresceu o volume do seguro de produção, mediante ações como o subsídio aos prêmios, embora haja muito por caminhar neste campo.

A PGPM evoluiu para as opções e os prêmios da Conab. E a negociação de contratos futuros e de opções torna-se cada vez mais vigorosa na BM&F ou nas bolsas internacionais. E os novos papéis para comercialização vão se firmando.

Enquanto isso, o crédito rural subsiste, defasado e distorcido. Sua prática tem hoje pouco a ver com as premissas que nortearam a sua institucionalização: recursos públicos e risco não bancário, como alavanca da produção.

Naquele contexto, eram exequíveis procedimentos como o financiamento integral do orçamento, a projeção de receita com base no preço mínimo, o cálculo da capacidade de pagamento considerando juros negativos, a garantia constituída exclusivamente por penhor de safra futura, a prorrogação da dívida em função de frustração de receita, o prazo de espera para a comercialização da produção, etc.

A partir da década de 80, os financiamentos passaram a ser contratados com risco e recursos dos bancos. E com isso houve mudança da natureza do crédito, de "crédito rural" para "crédito bancário".

Como o crédito é de risco do agente financeiro, e este usa recursos captados ao público, trata de observar toda a legislação e regulamentação prudenciais aplicáveis à proteção dos capitais dos investidores, classificando o risco do produtor e fazendo provisões de crédito de liquidação duvidosa, estabelecendo limites de crédito, exigindo mais garantias, considerando a prorrogação e os atrasos de pagamento como agravante de risco, e o risco agravado como fator de redução do crédito. Isso pode ser adequado do ponto de vista do sistema financeiro, mas não colabora com objetivos da política agrícola. O crédito não alavanca a atividade sustentavelmente.

As regras de crédito não diferenciam o produtor que teve desvio de conduta daquele que teve a renda prejudicada por um fenômeno climático ou pela política macroeconômica, ou que teve que esperar melhor preço para vender a safra. Todos acabam sendo jogados na mesma máquina de moer carne, ficando sua recuperação inviável, na maior parte das vezes.

O crédito é burocrático, exigindo certidões e registros demorados. Os instrumentos de crédito são confusos e complexos. Predomina o papel impresso, parece que não há internet.

Por que não um crédito rotativo, pré-aprovado, para o conjunto das atividades do produtor rural, compatível com a sua rotina financeira? É preciso "desbancarizar" o crédito rural e isto seria possível com a criação de uma agência pública com as atuais atribuições normativas e fiscalizadoras do Banco Central (BC).

Somado com os recursos de investidores externos que virão com o grau de investimento do País, e com a redução das taxas de juros internas, isso significará a inserção no processo econômico de milhares de produtores, e no direcionamento de mais renda para o interior do Brasil.

kicker: Por que não um crédito rotativo, pré-aprovado para a atividade agropecuária

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 3) ROBERTO RODRIGUES* - Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, presidente do Conselho Superior de Agronegócio da Fiesp e professor de Economia Rural da Unesp/Jaboticabal. Ex-ministro da Agricultura. Próximo artigo do autor em 25 de janeiro) FONTE: Gazeta Mercantil ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico