Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DORNELLES DEVE VOTAR CONTRA O F
Dornelles deve votar contra o fim do imposto sindical obrigatório
WhatsApp

06 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
dornelles deve votar contra o f

Maria Lima - O Globo

BRASÍLIA - O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), relator da proposta que acaba com o imposto sindical obrigatório na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, só apresenta seu parecer semana que vem, o que deve adiar a votação no plenário. Dornelles disse que recebeu o projeto somente nesta segunda-feira e que ainda não teve tempo de fazer uma análise detalhada da matéria, mas deu mostra de que votará a favor dos sindicatos e contra a proposta aprovada na Câmara.

- Eu acho que não se pode, no mês de novembro, tirar uma receita já a partir do mês de janeiro. Todos os sindicatos já fizeram as previsões - disse o senador.

A matéria também tramita em outras duas comissões do Senado: a de Assuntos Sociais (CAS) e a de Constituição e Justiça (CCJ).

Segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), Dornelles e Lúcia Vânia (PSDB-GO), relatora da proposta na CCJ, vão fazer relatórios "em defesa dos trabalhadores". Segundo ele, a tendência é a derrubada da matéria, assim como a rejeição de uma emenda do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que estende o fim do imposto sindical obrigatório à contribuição patronal.

Procurador: mordomias são caso de polícia

O representante do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), procurador Lucas Furtado, disse nesta segunda-feira que as mordomias de líderes sindicais custeadas com dinheiro dos trabalhadores, como mostrou reportagem do 'Globo' domingo, são um caso de polícia. A reportagem mostra que o imposto, criado na década de 40 para alavancar o então imberbe movimento sindical brasileiro, o imposto sindical obrigatório hoje ajuda a manter mordomias de dirigentes sindicais.

Ele disse que esse tipo de abuso tem de ser investigado pela Polícia Federal, que tem os instrumentos necessários, como pedir a quebra de sigilo bancário e fiscal.

- Isso é um caso de polícia. Se esses dirigentes estão comprando carros de luxo, casas e helicópteros, esses abusos devem ser investigados pela Polícia Federal. Para que o TCU entre nesse tipo de investigação, o Congresso tem que nos dar a contrapartida, o poder de acessar as contas desses sindicalistas por meio da quebra de sigilo - disse Furtado.

O deputado Augusto Carvalho (PPS-DF) disse que a reportagem reforça a necessidade de profunda investigação sobre a aplicação do dinheiro da contribuição sindical obrigatória. Autor da emenda que torna facultativo o pagamento do imposto por parte de trabalhadores, Carvalho afirmou que as regalias podem ser apenas uma "ponta do iceberg" das irregularidades praticadas com o dinheiro, que é anualmente arrecadado pelo Ministério do Trabalho e repassado às entidades sindicais.

- Isso que foi mostrado é apenas um pouco do que se sabe - afirmou Carvalho.

Segundo o parlamentar, o imposto - cobrado do trabalhador sindicalizado ou não - é usado como fonte permanente de "esbanjamento de luxo" por parte de sindicalistas que vivem às custas "do dinheiro retirado dos trabalhadores".

No dia 19 de outubro, a Câmara aprovou o projeto de lei que regulamenta as centrais sindicais, acabando com a contribuição compulsória. A decisão provocou a reação no movimento sindical, que agora tenta derrubar a emenda de Carvalho no Senado.

Centrais sindicais se reúnem para pressionar pelo imposto sindical

As principais centrais sindicais, como CUT e Força Sindical, participam nesta quarta-feira, em Brasilia, do lançamento oficial da 4ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, que acontecerá no próximo dia 5 de dezembro. Em seguida, haverá audiências com parlamentares e ministros, para apresentação da pauta, que, entre outras coisas, prevê a manutenção do imposto sindical. FONTE: Globo Online ? RJ



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico