Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DOM CAPPIO ENCERRA GREVE DE FOM
Dom Cappio encerra greve de fome contra transposição do São Francisco, após 24 dias
WhatsApp

20 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
dom cappio encerra greve de fom

ReutersO Globo, O Globo Online; Agência Brasil

BRASÍLIA, RIO E SALVADOR - O bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, decidiu encerrar a greve de fome contra as obras da transposição do rio São Francisco, que já durava 24 dias. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, em Sobradinho (BA), onde ele participou de uma missa. Centenas de manifestantes aguardavam o religioso, que chegou em ambulância do Samu acompanhado de familiares e do médico particular, Klaus Finkam.

Segundo o Blog do Noblat, durante a missa, o assessor Adriano Martins leu uma carta escrita pelo bispo. Nela, dom Cappio diz:

- É por vocês que lutaram comigo e trilharam o mesmo caminho que encerro o meu jejum. Depois desses 24 dias, encerro o meu jejum, mas não a minha luta.

O assessor afirma que dom Cappio ouviu familiares e amigos:

- Ele escreveu que ouviu o apelo dos familiares e amigos do movimento, considerou os pedidos desses companheiros de luta que querem vê-lo vivo e lutando, e por eles decidiu interromper o jejum, mas não a luta - afirmou.

Segundo Martins, o bispo ainda não está em condições de alta e voltou ao hospital em Petrolina após a missa.

- Ele ainda está em jejum e só voltará a comer no hospital, sob orientação médica - disse.

Segundo Martins, cerca de 2.000 pessoas estavam na missa realizada ao ar livre, em frente à igreja, e muitas pessoas vibraram com o fim do jejum:

- Estamos muito aliviados, indignados com o governo mas muito aliviados - acrescentou Martins.

Dom Cappio ficou quase 24 horas internado. Ao sair de Petrolina numa cadeira de rodas, segurando um frasco de soro nas mãos, o religioso não falou nada, mas fez gestos de que estava bem, apesar dos dez quilos perdidos.

O chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, foi informar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a decisão de dom Cappio de encerrar a greve de fome. Segundo Carvalho, que vinha negociando com a CNBB em nome do governo, o episódio serviu como aprendizado:

- É importante intensificar o diálogo com movimentos sociais, que muitas vezes estão mal informados, que se prendem a informações que não são verdade. As entidades embarcaram numa mistificação - disse Carvalho.

Acompanhado pela família, representantes da Comissão Pastoral da Terra, padres e da ex-senadora Heloisa Helena, Cappio foi aplaudido ao deixar o hospital e levado de ambulância para Sobradinho, sob escolta de soldados da Polícia Militar em carro e motocicletas.

Na saída, médicos, enfermeiros, funcionários e pessoas que estavam em salas de espera se esforçavam para vê-lo e tirar fotos. Entre eles, Maria Aparecida Cavalcante, à espera desde cedo. Para ela, a decisão do Supremo foi muito ruim, mas nada se compara à reação de Lula diante da greve de fome.

- Ele deveria ouvir o povo, a voz do povo está no jejum de dom Luiz - disse ela.

Lula garantiu que a transposição vai ser mantida

Mais cedo, Lula afirmara que os protestos do bispo e de seus apoiadores não vão alterar o projeto de transposição do São Francisco.

- Não tem como o governo ceder. A obra vai continuar e espero que o povo brasileiro compreenda que o que fizemos foi levar água para milhões de brasileiros que desde 1846 dom Pedro II queria levar - disse Lula a jornalistas.

Alegando que sua administração está fazendo a maior política de revitalização do rio São Francisco de toda a história, Lula afirmou que o projeto vai levar água a cerca de 12 milhões de pessoas, que são vítimas da indústria da seca, em que caminhões-pipa são usados de maneira política.

- Entre a greve de fome e os 12 milhões de nordestinos que serão beneficiados, eu fico com os nosrdetinos. Só quem carregou lata d'água na cabeça e viu sua cabrinha morrer sabe o que é a seca no Nordeste - disse.

Lula lembrou que em 1980, quando estava preso, fez uma greve de fome de seis dias, interrompida por orientação da Igreja Católica.

- Eu sei o que é greve de fome, dá uma fome danada. Foram seis dias tomando água com sal - contou.

Segundo Lula, o arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, procurou-o na época e argumentou que somente Deus dá e tira a vida, convencendo-o a por fim ao jejum.

Dom Cappio, de 61 anos, perdeu a consciência na quarta-feira. Segundo a irmã do bispo, ele ficou muito abalado com as medidas do Supremo Tribunal Federal (STF), tomadas na quarta-feira. Em duas decisões, o STF assegurou a continuidade das obras de transposição do rio São Francisco. Em 2005, o bispo de Barra fez jejum de 11 dias pelo mesmo motivo.

- Ele esteve muito tempo inconsciente, mas após uma noite tomando soro está se recuperando e consciente - afirmou por telefone Rita Cappio, irmã do bispo, no início da manhã desta quinta.

Consórcio de três empresas fará primeiro trecho da obra

O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira o resultado da licitação para a construção do primeiro lote do Projeto de Integração da bacia do São Francisco às bacias do Nordeste Setentrional. O consórcio Águas do São Francisco, formado pelas empresas Carioca, S.A. Paulista e Serveng, executará as obras civis de instalação, montagem, testes e comissionamento dos equipamentos mecânicos e elétricos do Lote 1 do Eixo Norte, que parte de Cabrobó, em Pernambuco, cujo valor global é de R$ 238,8 milhões.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou que o valor a ser contratado ficou abaixo do de referência da concorrência (R$ 275 milhões), "o que representa 14% a menos, numa demonstração que o ministério utiliza todos os instrumentos para que a obra seja levada adiante da forma mais eficiente e econômica possível". FONTE: Globo Online ? RJ



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico