A riqueza de sabores, culturas e tradições de vários cantos do país tomou conta do Rio de Janeiro com a abertura da V Feira da Agricultura Familiar. O evento foi aberto ontem (27), no Rio de Janeiro, e tem a participação de expositores que representam diversas cooperativas e associações de trabalhadores e trabalhadoras rurais. O evento ocorre até o dia 30 e é o primeiro a ser realizado fora de Brasília.
Os agricultores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri/PA) estão entre eles. O presidente da entidade, Carlos Santos Silva (Guto) diz que o "os paraenses trouxeram para a Feira produtos característicos da Região Amazônica e mostrarão a força da agricultura familiar no estado".
O dirigente acredita que o evento abrirá novos espaços de comercialização da produção familiar. Os agricultores e agricultoras trouxeram polpas de frutas e sucos de cooperativas de Abaetetuba, Barcarena e da área da Transamazônica.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), órgão que promove o evento, a V Feira Nacional da Agricultura familiar reúne 550 grupos de produtores de todos os estados: 384 são grupos de agricultores familiares; 43 de assentados da reforma agrária; dez de extrativistas; 51 de mulheres agricultoras; sete de pescadores artesanais; 17 de povos indígenas; 14 de quilombolas; e 24 grupos mistos, ou seja, que exercem duas ou mais atividades. FONTE: Danielle Santos, enviada especial