Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COLETIVOS NACIONAIS
Discussões para pauta do GTB 2015, conjuntura política e ações para o ano são temas dos Coletivos Nacionais que começam hoje na CONTAG
WhatsApp

16 de Março de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
coletivos nacionais

Em auditório cheio com dirigentes e assessores das 27 Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, foram abertos hoje (16) os Coletivos Nacionais de cinco pastas do movimento sindical - Política Agrícola, Política Agrária e Meio Ambiente, Políticas Sociais, Administração e Finanças - além de reuniões das Comissões Nacionais de Jovens Trabalhadores(as) Rurais, de Mulheres Trabalhadoras Rurais e da Terceira Idade. A abertura política conjunta se deu às 10h no auditório do CESIR, e contou com a participação na mesa de todos os diretores da CONTAG.

Depois de dar as boas vindas aos participantes, o presidente Alberto Broch salientou a importância desse encontro em um momento tão importante da conjuntura política brasileira, já que entre na programação de vários coletivos estão discussões das ações para o fortalecimento da agricultura familiar em nosso país. Broch chamou a atenção para a participação de todos no Conselho Deliberativo da CONTAG, que se realizará a partir da quarta-feira (18). Entre os assuntos que serão deliberados está a construção da pauta do 21º Grito da Terra Brasil, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de maio.

A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, parabenizou todos(as) os(as) companheiros(as) pelas ações em prol da luta das mulheres neste mês de março e também citou a importância da reflexão sobre o atual momento político. “Estamos nas ruas nos posicionando pela luta em defesa dos direitos das mulheres e de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, afirmou Alessandra.

A seguir, vamos fazer um resumo com a programação de cada coletivo e das reuniões das Comissões Nacionais de Jovens, de Mulheres e da Terceira Idade. Os encontros acontecerão até quarta-feira (18).



Coletivo de Política Agrícola e Meio Ambiente Entre os temas que serão tratados conjuntamente pelas duas pastas estão as mudanças climáticas e a relação com a agricultura familiar. Serão apresentadas aos participantes as minibibliotecas da Embrapa, além de apresentação e debate acerca da situação atual da rede de assistência técnica e extensão rural SISATER. No segundo dia será feita uma avaliação das atuais políticas agrárias para a agricultura familiar e também a indicação de temas centrais para o GTB 2015.



Coletivo de Política Agrária No primeiro dia, os participantes terão a oportunidade de atualizar as informações e reflexões sobre a conjuntura nacional, destacando os aspectos relativos à questão agrária. Durante a tarde, será discutido o Programa Nacional de Crédito Fundiário. Amanhã (17) os temas serão os projetos de Assentamento de Reforma Agrária e a socialização das propostas para fechamento da pauta do GTB 2015.



Coletivo de Administração e Finanças No primeiro dia de reunião, os presentes participarão de apresentação e debate sobre o Plano Sustentar. Amanhã (17) será discutido o Planejamento Estratégico da CONTAG 2013/2017, a pauta do GTB 2015 e será feita prestação de contas. Por fim, no último dia (18) serão discutidos Termos de Cooperação Técnica entre a CONTAG e o INSS e SENAR, além de definição da agenda das Oficinas de Autoformação em Gestão Administrativa e Financeira.



Coletivo de Políticas Sociais No primeiro dia, os participantes terão um panorama das ações relacionadas às áreas de Saúde, Educação no Campo e Proteção Infanto-Juvenil. Serão discutidos temas para a 15ª Conferencia Nacional, o Projeto Saúde; também sobre A Jornada Temática de Educação e serão dados Informes sobre PRONATEC. Além disso, serão debatidos a Conferência Nacional do Direito da Criança e do Adolescente e o Dia Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil.



Reunião da Comissão Nacional da Terceira IdadeNo primeiro dia de coletivo (hoje, 16) os participantes farão o monitoramento e avaliação do encontros estaduais. Como parte dessa discussão está a construção da política do MSTTR para a Terceira Idade e também alerta e informes sobre empréstimos consignados. Amanhã (17) serão debatidas propostas de mudanças na lei do Estatuto do Idoso e também encaminhamentos para o GTB 2015 e Marcha das Margaridas.



40ª Reunião da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais No primeiro momento, será feito a análise da conjuntura e aprofundamento sobre a Reforma Política. À tarde, os participantes fecharão a Carta-Proposta da Juventude Rural, que está prevista para ser entregue para o Poder Executivo na próxima quarta-feira (18). No segundo dia de reunião, haverá a discussão da pauta do GTB 2015, o debate sobre a paridade de gênero no MSTTR e das questões administrativas das Jornadas Territoriais da Juventude, entre outros temas.



Reunião da Comissão Nacional de Mulheres Será feita a socialização do Planejamento Anual da CONTAG para 2015 e das ações que integram a Secretaria de Mulheres. Será discutida a pauta do GTB e das negociações para a Marcha das Margaridas, além da socialização dos debates realizados nas federações sobre a regulamentação da paridade no MSTTR. No segundo dia de encontro, serão socializadas as ações já realizadas em preparação para a Marcha das Margaridas. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico