A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG-PI), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), deu início nesta terça-feira (26), a Oficina Estadual de Autoformação em Gestão Administrativa e Financeira. A capacitação que se estende até a próxima sexta-feira (29), está sendo realizada no Centro de Formação e Estudos Sindicais da federação.
A atividade é coordenada pelas secretarias de Finanças e Formação e Organização Sindical da FETAG-PI, e conta com a participação de dirigentes e assessores da FETAG-PI, presidentes e tesoureiros dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e coordenadores de polos sindicais, e o Assessor Técnico da CONTAG, Marcos Pereira.
A oficina tem como objetivos: consolidar estratégias que fortaleçam a sustentabilidade política e financeira, assegurando o cumprimento das deliberações congressuais e definições nacionais; articular os processos formativos e de capacitação para uma atuação qualificada; e fortalecera articulação e o trabalho conjunto entre as Secretarias de Finanças e Administração e de Formação e Organização Sindical.
O evento teve início com uma dinâmica de acolhida e integração entre os participantes, que falaram sobre as expectativas do grupo em relação à oficina, com a finalidade de propiciar um ambiente para a reflexão e o debate político. Em seguida, foi feita a abertura política do encontro. A presidente da federação, Elisângela Moura, ressaltou a importância da oficina para o debate e reflexão sobre as estratégias que fortalecem a sustentabilidade política e financeira dos sindicatos.
“Sabemos da grande responsabilidade de cada um de nós dentro do movimento sindical. Já avançamos muito, mas precisamos melhorar ainda mais na estrutura política e financeira de muitos sindicatos. É necessário avançar ainda mais neste processo de organização, e esses quatros dias de encontro, é uma oportunidade para planejarmos isso. Temos ciência que existem os recursos financeiros, mas precisamos saber como gerir esses recursos. É preciso administrar com responsabilidade, e isso só possível se nos organizarmos internamente”, declarou.
O Secretário de Formação e Organização Sindical, Manoel Lázaro, disse que o financeiro é o coração de um sindicato. “ Sem desmerecer as outras funções, todos nós sabemos que o setor financeiro de um sindicato tem um papel fundamental, na administração. E esse encontro é um momento para que adquirirmos conhecimentos para que possamos administrar o nossos sindicato com responsabilidade. Temos aqui a oportunidade de trocar ideias e experiências com nossos companheiros de outros sindicatos”, refletiu.
Para o Secretário de Finanças e Administração, Evandro Luz, a capacitação é uma forma de socializar informações e descentralizar ações. “Como já falamos aqui, uma das questões fundamentais de um sindicato, é a administração e finanças. A Fetag-Pi esse ano, já realizou diversas capacitações, nos 16 polos sindicais do estado, com essa finalidade. Nós sabemos que organizados podemos melhorar nossa receita. E os coordenadores de polos têm nos ajudado nesta missão, de socialização das ações da federação. Esperamos que esta oficina possa contribuir para melhorar ainda mais os nossos trabalhos junto aos nossos sindicatos”, conclui.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAG- PI / Káttia Rodrigues