Na noite do dia 12 de novembro os representantes da CPLP reuniram-se com os dirigentes da COPROFAM. O intuito do encontro foi uma apresentação breve dos participantes, das organizações integrantes da COPROFAM e os trabalhos de cooperação que vem sendo desenvolvidos e o reconhecimento das alianças com organizações nacionais, e redes regionais e internacionais. Foi reafirmado o interesse mútuo e o compromisso no desenvolvimento de futuros projetos conjuntos.
A COPROFAM e a CPLP tem estreitado laços desde a Rio+20, em junho de 2012, onde a CPLP foi convidada a participar de seminário internacional junto a outros importantes parceiros como o FIDA, OXFAM, Foro Rural Mundial, Asian Farmers Association – AFA, e a Plataforma Pan-Africana de Agricultores Familiares – PAFO. Na ocasião socializou-se a criação da Plataforma de Camponeses da CPLP. A parceria foi reafirmada com a presença da COPROFAM em atividade realizada em julho de 2012, em Maputo/Moçambique, quando foi criado o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSAN. É importante ressaltar o estabelecimento dos primeiros contatos com as organizações de mulheres rurais de Moçambique.
Por toda a proximidade de temáticas, de intenções, de ideologias e projetos de atuação na defesa da Agricultura Familiar camponesa, a COPROFAM e a CPLP reafirmam o compromisso de continuar trabalhando juntas para construir políticas públicas favoráveis e combater os avanços do agronegócio sob as terras, sob o modo de vida do campo, e a escalada de preços dos alimentos nos mercados nacionais e internacionais. FONTE: Alessandra Lunas - CONTAG