A União Internacional de Trabalhadores em Alimentação, Agricultura e Afins (UITA), entidade internacional que a CONTAG é filiada, cumpriu deliberação do seu último Congresso, realizado em 2017, de criar um Comitê de Trabalhadores(as) Jovens. Nos dias 31 de março a 2 de abril, a UITA reuniu em sua sede em Genebra, Suíça, um grupo de jovens da América Latina, Ásia, África e da Europa com o objetivo de trocar experiências, conhecer a realidade das juventudes nos diversos continentes, instituir uma comissão e eleger uma coordenação esta nova instância da UITA.
A secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mônica Bufon Augusto, representou a CONTAG na atividade e foi eleita presidenta do Comitê Mundial de Jovens da UITA. A 1ª vice-presidenta eleita é Gabriela Tricolici, da Moldávia, e a 2ª vice-presidenta é Sofia Braithwaite, de Barbados. “A eleição da companheira Mônica Bufon como presidenta do Comitê Mundial de Jovens da UITA nos traz muita alegria, nos honra e é algo de muita importância para a CONTAG”, avalia o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que compõe o Comitê Mundial da UITA e também estava na Suíça nas atividades realizadas pela entidade internacional.
“É muito gratificante enquanto CONTAG estar nesta representação como presidenta do Comitê Mundial de Jovens da UITA. Que possamos, juntos(as), analisar todos os processos enquanto juventude nesse espaço, trabalhando com a diversidade de juventudes dos setores que compõem a UITA. Esse comitê criado irá trabalhar na organização dessa juventude, trazer mais jovens para esse espaço e empoderá-los(as). Assumimos um grande compromisso e responsabilidade de lutar por nossa juventude junto ao comitê, por todos os jovens dos diversos espaços, das diversas organizações”, destaca a dirigente da CONTAG e agora também presidenta do Comitê Mundial de Jovens da UITA, Mônica Bufon.
OUTRAS AGENDAS
Os dois dirigentes da CONTAG também cumpriram outras agendas na Suíça nos últimos dias. Nesta semana, também está sendo realizada a reunião do Comitê Mundial de Mulheres, do Comitê Estratégico e do Comitê Mundial da UITA, instância que Alberto Broch integra. Também foram feitas conversas bilaterais sobre a Marcha das Margaridas e sobre a Década da Agricultura Familiar.
Alberto Broch e Mônica Bufon conversaram com a secretária geral mundial da UITA, Sue Longley, e com a presidenta do Comitê Mundial de Mulheres da UITA, Patrícia Alonso, sobre a Marcha das Margaridas – que ocorrerá em agosto desse ano no Brasil, dialogando sobre a possibilidade de participação de uma delegação internacional e também de ajuda financeira para a realização desta importância ação de massa protagonizada pelas mulheres. Na sequência, na reunião do Comitê Mundial de Mulheres da UITA, foi aprovada a organização de uma delegação com representantes de todos os continentes para participação da Marcha das Margaridas. Essa decisão precisa ser referendada pelo Comitê Mundial da UITA até o final desta semana.
Sobre a Década da Agricultura Familiar, Broch reuniu-se com representantes da América Latina e de outros continentes para discutir estratégias e ações a respeito dessa pauta, além de estreitar relações de interesse da CONTAG e da COPROFAM com diversas redes visando o fortalecimento da agricultura familiar.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi