Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PIAUÍ
Diretoria da FETAG-PI entrega pauta de reivindicações ao Governador eleito, Wellington Dias
WhatsApp

25 de Novembro de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
piauí

No último domingo (23) a diretoria da FETAG-PI se reuniu com o Governador eleito, Wellington Dias. A audiência que aconteceu no Centro de Formação da federação, teve como objetivo entregar para o próximo governador do Estado, um relatório contendo um diagnóstico sobre a situação dos trabalhadores rurais do Piauí. A reunião contou ainda com a presença da Deputada Federal, Rejane Dias e da Secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais.

De acordo com a presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, ainda durante a campanha eleitoral, foi entregue, ao então candidato Wellington Dias, uma pauta de reivindicações contendo as prioridades do movimento sindical. “Nós da federação temos muito a contribuir, e esperamos dialogar, para que os projetos dos trabalhadores rurais sejam prioridades no próximo governo”, disse.

Elisângela reiterou ao governador eleito, que no estado do Piauí 110 municípios estão recebendo o Garantia Safra, porém ainda existem regiões que não receberam o benefício, em virtude de inadimplência e outros por causa dos laudos de vistoria que não demonstraram a realidade de perda. "Alguns destes feitos erroneamente, a exemplo onde foi avalidada a cultura da mandioca que tem o ciclo de 18 meses, não sendo possível a mensuração de perda nesta cultura", explicou.

Segundo ela, em função disso, alguns municípios estão com problemas para a liberação do Garantia Safra, mesmo sendo constatada a perda da produção agrícola de 50% ou mais, uma vez que a liberação do pagamento do seguro não depende apenas das contrapartidas do agricultor, município, estado e União, mas também das comprovações através dos dados do INMET, IBGE e os laudos de vistoria.

Wellington Dias depois de tomar ciência do relatório, ressaltou novamente sobre a condição pela qual passa o Piauí. Segundo ele, no momento a situação do estado é bastante delicada, que assim que assumir o governo terá que tomar diversas medidas urgentes, como por exemplo, decretar situação de emergência em vários setores do estado, e que na agricultura familiar não será diferente.

“ Vamos ter que fazer um mutirão com os bancos para recuperar o crédito perdido, para que o Piauí não fique impedido de participar de programas federais. O Piauí é um dos poucos estados brasileiros onde os agricultores não receberam as parcelas referente ao Seguro Safra”, disse.

Durante a audiência, a Deputada Federal, Rejane Dias, aproveitou para agradecer o apoio que teve dos trabalhadores rurais durante a campanha eleitoral. “Queremos agradecer mais uma vez a confiança que o movimento sindical depositou na minha pessoa, ao me eleger, e dizer que o nosso mandato está à disposição das lutas dos trabalhadores rurais”, afirmou.

O futuro governador se prontificou que assim que assumir a gestão, no próximo mês de janeiro, voltará a se reunir com a direção da FETAG-PI. “Vale à pena o fortalecimento das entidades, e no nosso mandato, vamos trabalhar juntos e firmar parcerias para contribuir para melhorar a vida do homem e da mulher do campo”, concluiu. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico