Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIRETORIA DA EMBRAPA É RECONDUZ
Diretoria da Embrapa é reconduzida para mais três anos de mandato
WhatsApp

23 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
diretoria da embrapa é reconduz

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, reconduziram a diretoria da Embrapa para um mandato de três anos. O ato foi publicado no Diário Oficial da União de ontem (23/1). O diretor-presidente, Silvio Crestana, e os diretores-executivo, Kepler Euclides Filho, José Geraldo Eugênio de França e Tatiana de Abreu Sá assumiram a diretoria da Empresa em 2005, com a proposta de dar ênfase às ações estratégicas, entre elas, consolidar a liderança da Embrapa no domínio do conhecimento e tecnologia agropecuária para o mundo tropical. A idéia resultou na implantação de uma agenda de cooperação tanto com países mais desenvolvidos quanto com aqueles em processo de desenvolvimento.

A Embrapa atualizou, ainda, o seu programa de pesquisa para atender às demandas da sociedade e manter a sua competitividade no cenário internacional, incorporando áreas de fronteira do conhecimento como nanotecnologia, agricultura de precisão e alimentos funcionais. Ampliou também a sua atuação com a criação da Embrapa Agroenergia, dezessete

anos após a criação do último centro de pesquisa, e com a implantação do Escritório de Negócios e Transferência de Tecnologia na África.

Outra conquista da diretoria foi a ampliação do orçamento e a criação de um novo plano de carreiras, com a renovação do quadro de pessoal especializado. Para tanto, foram realizados concursos para as áreas estratégicas de pesquisa, em 2005, e para contratação de pessoal de suporte técnico de nível superior (Analistas), em 2006, com o objetivo de dar sustentação aos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento. Ano passado, foi realizado o processo seletivo para a área de suporte à pesquisa em nível fundamental e médio. Nesse contexto de renovação de pessoal, a Embrapa realizou o Programa de Desligamento Voluntário - PDI, que está sendo desenvolvido em um período de cinco anos (2005/2009).

A Lei de Inovação, regulamentada em 2005, permite a formação de Empresas de Propósitos Específicos (EPEs) para aumentar ainda mais a interação com o mundo privado. Com a criação da Assessoria de Inovação Tecnológica (AIT), a Embrapa fortaleceu ainda mais sua capacidade de inovação, ocupando um patamar diferenciado quanto a oportunidades de negócios e a evolução do que já foi conquistado. Em 2007, a Embrapa propôs a criação de uma EPE Etanol LC Bio, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o que vai possibilitar maior agilidade, flexibilidade e continuidade na expansão do financiamento do desenvolvimento tecnológico.

FORTALECIMENTO E CRESCIMENTO

Para os próximos três anos (2008-2010), a diretoria propõe ações de fortalecimento e crescimento da empresa. A encomenda foi feita pelo próprio presidente Lula durante o lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Ciência e Tecnologia, em novembro do ano passado.

A proposta inclui ações de ampliação do quadro de pessoal para 10.200 empregados e do orçamento em R$ 500 milhões; retomada do modelo de empresa pública de direito privado, com estrutura mais ágil e flexível, para reforçar e ampliar a agenda de Inovação da Empresa, via Lei de Inovação; manutenção da excelência em Pesquisa & Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia, Comunicação e Informação; consolidação da Embrapa Agroenergia; reforçar e ampliar a atuação internacional com a criação do "Labex Ásia" e "Embrapa América Latina"; e fortalecimento das ações e imagem da Empresa em responsabilidade sócio-ambiental.

Para atender às novas demandas tecnológicas, os dirigentes propõem também as principais metas da Empresa no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas áreas de biologia avançada, nanotecnologia, recursos hídricos, agroenergia, mudanças climáticas, meio ambiente, sanidade animal e vegetal, reforma agrária e populações tradicionais, agricultura de base ecológica, entre outras.

O programa de fortalecimento e crescimento da Embrapa deverá ser anunciado oficialmente pelo presidente Lula durante as comemorações dos 35 anos da Empresa, em abril de 2008.

FONTE

Embrapa

Juliana Freire - Jornalista

Telefone: (61) 3448-4039 FONTE: Agrosoft Brasil



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico