Precisamos nos reinventar e fortalecer ações em defesa dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.
A Diretoria Executiva da CONTAG esteve de terça-feira (18 de janeiro) até a última sexta (21) realizando sua primeira reunião presencial do ano de 2022.
Para análise e debate entraram em pauta, a conjuntura Nacional e Internacional, protocolo de trabalho da CONTAG, o Seminário sobre a implementação da paridade, participação política e produtiva das mulheres, realização das Assembleias do Conselho Deliberativo, a Sustentabilidade político-financeira, a Campanha Nacional de Sindicalização - Sindicato de Portas Abertas, o Grito da Terra Brasil, o 6º Encontro Nacional de Formação (6º ENAFOR), a implementação dos Planos Nacionais: da Juventude, de Comunicação e Reforma Agrária e a plataforma de ações para o fortalecimento do Pronaf, as estratégias de preparação para a Macha das Margaridas e para o Festival Nacional da Juventude Rural, os desafios e perspectivas para as Oficinas de Base, a Plenária Nacional da 3ª Idade e Idosos e idosas, a avaliação e atualização do Planejamento Geral da Confederação, a Semana da Agricultura Familiar, os Fóruns: Social Mundial e Amazônico e, o papel e o fortalecimento das Regionais da CONTAG, entre outros temas de interesse dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.
Dentre os pontos debatidos, a Diretoria levando em consideração o atual momento de crises (política, sanitária, social, econômica, ambiental e outras) que o País atravessa, destacou que em 2022:
Protocolo de trabalho da CONTAG
Manterá o trabalho híbrido (alternando entre presencial e em casa) e respeitando todas as atuais orientações da Organização Mundial da Saúde para evitar a contaminação e transmissão da Covid 19.
Sustentabilidade
Os membros da Diretoria devem fortalecer ações no mês de fevereiro, em seus estados e regiões, que priorizem a Campanha Nacional de Sindicalização Sindicato de Portas Abertas, principalmente na ação estratégica da revalidação das autorizações.
Grito da Terra Brasil e 6º ENAFOR
Realizará no mês de maio e de forma presencial, o Grito da Terra Brasil (GTB) e articulado com o 6º ENAFOR. O Grito deve acontecer também nas regiões, estados e municípios.
Planejamento da CONTAG
Duas grandes ações prioritárias da CONTAG articularão as demais: Campanha Nacional de Sindicalização - Sindicato de Portas Abertas e as Eleições 2022 através das Oficinas de Base.
Eleições 2022
A CONTAG analisará projetos dos pré-candidatos às eleições 2022 e definirá a qual apoiará, no Conselho Deliberativo da Confederação, que deverá acontecer no início de abril e de forma presencial.
Todos os encaminhamentos da Diretoria da CONTAG levaram em consideração o atual momento de pandemia, de retrocessos de políticas públicas e retirada de direitos, inclusive com o retorno da fome e da miséria no Brasil. Mesmo diante deste cenário e dos ataques que as entidades sindicais e movimentos sociais têm enfrentado, precisamos nos reinventar e fortalecer ações em defesa dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. A nossa luta segue firme e forte!, Aristides Santos, presidente da CONTAG.
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes