Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PRIMEIRO ANO DE MANDATO
Diretoria avalia principais conquistas e lutas travadas em um cenário de desmonte no País
WhatsApp

27 de Abril de 2018


Rafael Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
primeiro ano de mandato

Nesta sexta-feira, 27 de abril, a Diretoria da CONTAG eleita para a Gestão 2017-2021 completa o primeiro ano de mandato. Foi um período de muita resistência e de posicionamentos frente à conturbada e imprevisível conjuntura política, econômica e social brasileira, com grandes ações sindicais e de resistência aos retrocessos e perda de direitos.

“Fizemos o planejamento estratégico para os quatro anos do mandato, aprovamos as resoluções de representação da agricultura familiar, da paridade de gênero e das cotas de juventude, realizamos uma ampla mobilização e articulação para barrar a votação da ‘reforma’ da Previdência e para recompor em parte o orçamento da União para a agricultura familiar”, avalia o presidente da CONTAG, Aristides Santos, como algumas das principais realizações da Confederação nesse período.

Outros destaques foram a retomada do protagonismo da CONTAG na COPROFAM; a realização de três Conselhos Deliberativos; reuniões de Coletivos Nacionais; o fortalecimento da comunicação entre as Secretarias Gerais da Confederação e das Federações; a criação do Fundo de Amparo Social; implementação do INSS Digital; reformas do Edifício CONTAG, das casas e da cozinha da entidade; o desenvolvimento do projeto das Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade na Agricultura Familiar; o enfrentamento às novas regras para o cadastro e seleção de famílias para o Programa Nacional de Reforma Agrária; processos formativos; Seminários Regionais sobre Meio Ambiente; realização do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA); realização de Seminários estaduais para as pessoas da terceira idade e idosas, levando orientações sobre o acesso aos direitos e políticas públicas; dentre outras ações.

Clique AQUI para ler o resumo do relatório de atividades da CONTAG no ano de 2017.

Alguns desafios enfrentados nesse período foram os impactos do congelamento de investimentos em educação e saúde com a Emenda Constitucional 95, o aumento da violência no campo, a luta em defesa da democracia e contra a perseguição política ao ex-presidente Lula e criminalização dos movimentos sindical e sociais, entre outros que motivaram a unidade das centrais sindicais e dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros(as) contra o desmonte que o governo ilegítimo de Michel Temer está promovendo no País.

Para o próximo período, o presidente está bastante confiante, mesmo com o cenário adverso que passa o Brasil. “No campo político, estamos nas expectativas das eleições, denunciando a perseguição política sofrida pelo ex-presidente Lula, lutando pela unidade da esquerda para superarmos a crise, eleger um governo popular que retome o crescimento econômico e o desenvolvimento social do País. Estamos presentes no Acampamento Lula Livre em Curitiba e também estamos empenhados na realização do Congresso do Povo Brasileiro”.

Quando às ações específicas do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, destaca como algumas das prioridades: “o processo de atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), a realização do Encontro Nacional de Formação da CONTAG (5º ENAFOR), do processo de construção da Marcha das Margaridas e do Festival da Juventude Rural, a negociação da Pauta da Agricultura Familiar e a luta pela reforma agrária”. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico