Dois diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (Fetag/PB) representarão os trabalhadores e trabalhadoras rurais do estado no Conselho de Previdência Social da Gerência Executiva de João Pessoa. O secretário-geral e de Política Agrária e Agrícola, Antônio de Freitas Araújo, e a presidente do Conselho Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Maria das Neves Moura do Nascimento (Dona Lia), tomam posse nesta terça-feira (17), como membros titular e suplente, respectivamente.
A solenidade acontecerá às 10h no auditório do edifício sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), localizado no Centro da Capital. Os novos conselheiros terão mandato de dois anos a contar da data da publicação no Diário Oficial da União (DOU).
O Conselho de Previdência Social (CPS) é um canal de diálogo com a sociedade que visa apresentar propostas de melhorarias na gestão e nas políticas previdenciárias. O CPS é uma instância colegiada de caráter consultivo e de assessoramento, podendo encaminhar propostas para serem deliberadas no âmbito do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).
O secretário-geral da Fetag destacou a importância do Conselho como instrumento de sugestão e controle social das políticas da Previdência Social. "O CPS é fundamental para mantermos um diálogo permanente com segmentos representativos da sociedade e do próprio poder público. Isso garante maior transparência e agilidade nas políticas públicas relacionadas à temática". FONTE: Fetag/PB