Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICAS SOCIAIS
Direitos da Criança e do Adolescente em debate
WhatsApp

08 de Agosto de 2017


Antônio Lacerda Souto
TEMAS RELACIONADOS:
políticas sociais

A proteção infanto-juvenil é uma das bandeiras de luta do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e, ao longo dos anos, a CONTAG vem defendendo em vários espaços a construção de uma política de proteção e educação infantil do campo com garantia de acesso das crianças à escola na área rural; ajustar o Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infatil (Peti) para atender as especificidades do campo; e sensibilizar as lideranças sindicais do MSTTR para construir uma proposta de capacitação dos agricultores e agricultoras familiares para fortalecer a luta contra o trabalho infantil no campo.

Um dos espaços estratégicos que a CONTAG ocupa é o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), criado em 1991, para definir as políticas para a área da infância e da adolescência, e fiscalizar as ações executadas pelo poder público no que diz respeito ao atendimento da população infanto-juvenil.

Com o objetivo de fortalecer a integração e articulação do Conanda com os conselhos estaduais e distrital, promovendo o diálogo e discussões a respeito das pautas voltadas à promoção dos direitos de crianças e adolescentes no País, foi realizado o Encontro Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente nos dias 7 e 8 de agosto, em Brasília. A atividade contou com a participação de conselheiros(as) dos 26 estados e do Distrito Federal, inclusive da CONTAG.

A assessoria da Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG, que integra o Conanda e participou do encontro, avaliou positivamente os debates e encaminhamentos. Um deles foi o levantamento sobre os planos decenais estaduais de garantia dos direitos da criança e do adolescente, definindo estratégias para estimular os estados que ainda não fizeram seus planos, inclusive garantindo recursos via o Fundo Nacional da Criança e do Adolescente (FNCA). Outro encaminhado importante foi em relação às Escolas de Conselhos, que precisa melhorar sua atuação, capacitação e propiciar melhor entendimento sobre o papel dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, visando sanar qualquer dúvida sobre o papel de cada um.

O Sistema Nacional Socioeducativo também foi bastante discutido. Uma das questões defendidas pelos conselheiros e conselheiras é a importância de os conselhos de direitos acompanharem e monitorarem o sistema socioeducativo para que este não seja um espaço de exercer força e um papel de polícia, mas que possa através da educação e da formação reintegrar e reinserir esses meninos e meninas na sociedade.

Outro tema debatido foi sobre a Portaria do Conanda que orienta aos estados e municípios a criação de comitês ou fóruns de caráter consultivo com participação de crianças e adolescentes. Neste debate, a CONTAG reafirmou o seu posicionamento para a importância de se fazer políticas públicas COM eles(as) e não só PARA eles(as). FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico