Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA
Dinheiro público é usado para pagar dívida para credores secretos: CONTAG participa do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular
WhatsApp

10 de Agosto de 2016



TEMAS RELACIONADOS:
auditoria da dívida pública

Quase metade (42,43%) do PIB brasileiro é destinado para o pagamento da dívida pública brasileira. O problema é que não sabemos para quem essa dívida é paga, pois esse dado é considerado sigiloso pelo Estado brasileiro. Os juros sobre juros tornam a dívida dos estados e da União para esses credores invisíveis maior a cada ano e drena os recursos que deveriam ser usados para o investimento para melhorar de todas e todos. É preciso auditar essa dívida, isto é, analisar do que ela é composta e para quem é paga. Essa auditoria deve ser feita com a participação isenta de quem é mais interessado na transparência das contas públicas: as cidadãs e cidadãos de nosso país.

A necessidade de auditoria da dívida finalmente foi percebida pelo Congresso Nacional: mais de 250 parlamentares, entre deputados e senadores, assumiram o compromisso de participar da Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular. A frente foi lançada na tarde de ontem (9) na Câmara dos Deputados, com a participação de representantes de mais de 70 entidades da sociedade civil, entre eles a CONTAG, e dezenas de parlamentares.

A iniciativa é fruto do trabalho da Associação Auditoria Cidadã da Dívida, cuja coordenadora nacional é a auditora aposentada da Receita Federal Maria Lúcia Fattorelli. “A constituição federal está descumprida até hoje no que diz respeito à auditoria da dívida pública. Essa chamada dívida, tanto federal quanto dos estados e municípios, chegou a patamares insustentáveis e tem sido usada como justificativa para projetos como o PL 257 e a PEC 241, que congela por 20 anos os investimentos sociais. Isso afeta principalmente a parcela da sociedade que não tem alternativa fora dos serviços públicos. A dívida é usada como justificativa para projetos que desvinculam receitas sagradas da saúde e da seguridade social, da assistência social para pagar juros e para justificar contrarreformas como a da previdência, a trabalhista, para as privatizações contínuas de patrimônio público estratégico”, explica Fattorelli.



Para a secretária geral da CONTAG, Dorenice Flor da Cruz, todas as iniciativas para aumentar o conhecimento sobre o tema são válidas e afirma que a CONTAG apoia totalmente a auditoria cidadã da dívida pública brasileira. “Se o dinheiro das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil, inclusive o rural poderia ser investido para as políticas sociais, mas estão sendo usadas para pagar juros abusivos de uma dívida que nem sabemos para quem pagamos, isso precisa mudar”, afirma Dorenice.

A Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular é coordenada, na Câmara, pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), e no Senado, pelo senador João Capiberibe (PSB-AP). “Essa pantomima acerca do impeachment é uma cortina de fumaça que cobre as verdadeiras raízes da corrupção. Nós devemos discutir a dívida pública neste país, pois não é possível viver com metade da renda, e é isso que está acontecendo”, afirmou Capiberibe. Para o deputado Edmilson Rodrigues, “a falcatrua está institucionalizada a partir do momento em que não sabemos quem são os credores dessa dívida. Além disso, precisamos saber como a dívida passou de R$ 60 bilhões para R$ 4 trilhões em menos de 15 anos”, afirmou.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico