Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ELEIÇÕES 2014
Dilma recebe propostas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para a plataforma de governo
WhatsApp

28 de Agosto de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
eleições 2014

Em evento realizado pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais nesta quinta-feira (28), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), em Brasília, a candidata à reeleição pelo PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, recebeu da diretoria da CONTAG as propostas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para o Brasil seguir mudando. Esse documento traz 13 diretrizes para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário.



Dilma Rousseff foi recebida pelas Margaridas, que, de mãos dadas, fizeram uma corrente para conduzi-la ao palco. “É com muito carinho que as margaridas aqui presentes te recebem na nossa casa. As margaridas estão aqui com o rosto pintado, revestidas com o compromisso com a reeleição da companheira”, afirmou Alessandra Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, que falou em nome de todas as margaridas.

A dirigente aproveitou para destacar algumas políticas conquistadas para as mulheres trabalhadoras rurais durante os governos Lula e Dilma. “Parece ser fácil tirar identidade. Mas, no campo, é um desafio. E hoje mais de 1 milhão de mulheres estão documentadas. Este é um passo fundamental para a cidadania da mulher no campo. Comemoramos mais de 70% dos títulos do campo no nome das mulheres. Estamos agora, inclusive, nas comemorações da entrega das unidades móveis para o enfrentamento à violência no campo. Esperamos, em 2015, estar com a companheira Dilma reeleita na Marcha das Margaridas”, encerrou Alessandra.



O presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou os 50 anos de lutas e conquistas da CONTAG e sua importante participação nos principais momentos da agenda nacional, pela redemocratização do país, e por melhores condições de vida e trabalho para a população rural. “Quero dizer que as maiores conquistas que tivemos no campo brasileiro foram nos últimos 12 anos, desse projeto em curso no Brasil, capitaneado pelo presidente Lula e pela presidenta Dilma. Nos orgulhamos das políticas públicas conquistadas, como o Pronaf, o PAA, o PNAE, o Luz para Todos e o Água para Todos, dentre outros. Isso se deve a nossa luta, mas também ao governo que tem compreensão política para nos receber”, reconheceu.

Broch relembrou o processo de negociação do Grito da Terra Brasil desse ano. “Antigamente, tínhamos que trancar estradas para tentar conseguir uma audiência com a Presidência da República ou com algum ministério. No Grito da Terra 2014, sob a orientação da presidenta Dilma, sentamos com mais de 15 ministros e ministras”, explicou.

Apesar das conquistas, o presidente da CONTAG destacou alguns desafios ainda a serem enfrentados no campo. “A dívida que o Estado brasileiro tem com o campo tem mais de 500 anos, nem tudo está resolvido. Ainda temos trabalhadores e trabalhadoras rurais sem acesso às políticas públicas, como a reforma agrária, que ainda não têm seus direitos respeitados, e é por isso que estamos aqui depois de um longo debate com nossas federações. Os trabalhadores e as trabalhadoras rurais, em sua ampla maioria, tomaram sua decisão política, de forma autônoma e independente de apoiar a sua reeleição. Os trabalhadores e as trabalhadoras rurais tomaram essa decisão pelo projeto político que a senhora representa nesse país, e é isso que conta. Agora, continuaremos a fazer o nosso papel, mobilizando, fazendo nossos atos, batendo nas portas do Palácio, negociando com a senhora, pois ainda temos muitos problemas no campo, e quem pode levar isso para frente é o seu projeto.”



Antes de entregar o documento à candidata, Broch destacou as 13 diretrizes propostas para a plataforma de governo: Reforma Agrária; Fortalecimento da Agricultura Familiar e da Agroecologia; Meio Ambiente; Assalariamento Rural; Educação do Campo; Saúde; Previdência Rural; Mulheres Trabalhadoras Rurais; Juventude Rural; Terceira Idade; Participação Social e Fortalecimento da Democracia; Desenvolvimento Territorial; e Fortalecimento das Estruturas do Estado.

Após a entrega do documento, foi feita uma mística com crianças da agricultura familiar, que entregaram flores e sementes típicas da categoria.



Dilma Rousseff iniciou sua fala cantando “Nas margaridas eu boto fé, pois são mulheres que sabem o que quer” e destacou a força das margaridas e o empenho em atender as demandas das trabalhadoras rurais. A candidata também ressaltou no início do seu discurso que, no próximo mandato, fortalecerá o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). “Nos últimos anos, no meu governo e do Lula, temos uma consciência de que não construímos sozinhos as políticas para a agricultura familiar. Nós construímos juntos. Não pensamos igual em todos os momentos, e nem em todos os momento nós e vocês dissemos amém. Mas, com o diálogo sistemático, construímos juntos e vocês foram protagonistas e parceiros. Vocês reivindicaram, lutaram e fizeram acontecer. Muitas das iniciativas que tomamos surgiram dos processos de discussão que ocorreram durante o Grito da Terra Brasil e a Marcha das Margaridas. Por isso, me sinto muito alegre de estar com vocês hoje”, reconheceu a candidata.

Dilma Rousseff aproveitou para apresentar as principais ações e conquistas para o campo ao longo do seu mandato, como o incremento do crédito do Pronaf, o seguro Garantia Safra, as compras governamentais, a habitação rural, entre outras.

As políticas para a juventude rural também foram destacadas pela candidata. “O Pronacampo tem que dar muitos passos para garantir mais acesso do jovem ao ensino.Precisamos garantir um futuro onde o(a) jovem seja também uma pessoa com uma formação capaz de garantir diversidade produtiva.” Dilma também citou outras propostas para os próximos quatro anos, como o marco regulatório do cooperativismo rural, a efetivação do Código Florestal e a reforma agrária. “Sobre reforma agrária, sabemos que essa política não é perfeita, ainda temos muitas dificuldades. Reafirmo o meu compromisso com a reforma agrária, mas não só com a distribuição de terra. Essa distribuição é só a primeira parte do caminho. Além da distribuição de terra, que tem que ser da melhor qualidade, com linhas de créditos específicos, temos que garantir produção, cidadania e condições de renda para o assentado.”

O ato contou com a presença de toda a Diretoria, assessoria e funcionários da CONTAG, de dirigentes das Federações, Sindicatos, das cooperativas da agricultura familiar, das mulheres trabalhadoras rurais, de lideranças de movimentos sociais parceiros, de ministros de Estado e demais convidados(as).

Clique AQUI para acessar o documento entregue à Dilma Rousseff.



FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi e Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico