O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) discute a criação de curso de ensino superior voltado para o sindicalismo e temas relacionados ao trabalho. Esse foi um dos assuntos discutidos na Assembléia Anual dos Sócios do Dieese, realizado na quarta-feira (26), em São Paulo. O curso que terá duração de três anos ofereceria disciplinas nas áreas de ciências sociais, políticas sociais e econômicas.
O supervisor do Dieese do Distrito Federal, Clóvis Scherer, explica a importância dessa iniciativa para o movimento sindical. "O projeto ainda está em fase de discussão, mas a expectativa é que seja implantada a primeira turma do curso no próximo ano. A idéia é fazer algo acessível aos dirigentes sindicais", afirma.
Durante a Assembléia Anual, foi aprovado pelos sócios, entre eles a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o orçamento de 2009, eleição do Conselho Fiscal e da Direção Sindical do Dieese e as prioridades do plano de trabalho para 2009.
O secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Contag, Antônio Lucas, esteve presente na reunião representando a entidade e destaca o trabalho que o Departamento realiza com a Contag. "No próximo ano, queremos aproveitar os serviços que o Dieese presta ao movimento sindical. O nosso objetivo é que todas as nossas Federações sejam filiadas ao Departamento, que nos ajuda tanto no fechamento dos acordos e convenções coletivas no campo."
Atualmente, são sócios do Dieese cerca de 550 sindicatos, federações e confederações de todo o País. Desde 2005, o Departamento auxilia a Contag em temas relacionados ao trabalho, mas somente neste ano que foi criada em Subseção dentro da entidade. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias