Em Vitória, mais de 300 trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade participaram, na manhã desta quarta-feira, do Dia Nacional de Mobilização, coordenado pela Centra Única dos Trabalhadores - CUT.
Na capital capixaba, a manifestação teve início às 09 horas, com concentração na Praça de Jucutuquara. De lá, os manifestantes seguiram em passeata até o Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual, onde pretendiam ter uma audiência com o governador Renato Casagrande para apresentar as principais reivindicações do dia, todas contidas na pauta de reivindicações entregue ao governo no mês de março deste ano.
Entretanto, ao chegar ao Palácio Anchieta, os trabalhadores (as) não foram recebidos e, ainda, encontraram os portões fechados com cadeados.
“Lamentavelmente, ficamos surpresos com essa atitude do governo estadual. Isso mostra a falta de compromisso e o desrespeito das nossas autoridades com o povo capixaba”, lastimou o coordenador de jovens e diretor de Comunicação da Fetaes, Clébio Brambati.
Entre as reivindicações, os manifestantes cobravam uma ampla e massiva reforma agrária; fortalecimento do Pronaf; implantação do Piso Salarial Regional superior ao salário mínimo; defesa do meio ambiente; e mobilidade urbana.
A manifestação faz parte de um movimento nacional, coordenado pela CUT, que orientou cada estado a organizar uma movimentação para mostrar à sociedade a situação do trabalhador em cada estado. FONTE: Comunicação da Fetaes