O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no primeiro sábado do mês de julho. A data foi criada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que renova, anualmente, o mote da celebração. Em 2019, o tema escolhido é “Cooperativas – um trabalho digno”. O objetivo é mostrar que as cooperativas são organizações socioeconômicas voltadas para pessoas, caracterizadas pelo controle democrático que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social no ambiente de trabalho. O tema também tem relação com o oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”.
Para a CONTAG, essa data é de extrema relevância para o cooperativismo global. “Um dos motivos é o de celebrar a união, a solidariedade, a geração de renda e inclusão social e econômica dos agricultores e agricultoras familiares no mercado”, destaca o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris.
Hoje, o cooperativismo alcança cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) também reconhece a importância desse modelo de organização socioeconômica e, nos últimos anos, vem fortalecendo a campanha para que o mundo reassuma seu compromisso com o cooperativismo, possibilitando a viabilidade de um futuro mais sustentável para todos e todas, lembrando que as cooperativas mantém fortes laços com as comunidades em que atuam. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi