Além de homenagear as pessoas idosas no dia 1º de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, a data também tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as necessidades desse público.
Atualmente, as pessoas idosas representam 15,1% da população brasileira e, em 2030, o número deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.
E uma das reflexões que devemos fazer é que o desenvolvimento só será possível se for inclusivo para todas as idades. Neste sentido, a CONTAG reconhece e valoriza essa população pelas inúmeras contribuições para a sociedade e ressalta a necessidade de refletir sobre os desafios do envelhecimento ativo e saudável, sempre na luta pela defesa dos direitos das pessoas idosas.
A pauta da terceira idade e pessoas idosas está entre as prioridades de luta da CONTAG, Federações e Sindicatos. A maior parte dos nossos associados e associadas integra esse grupo, formado de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares a partir dos 55 anos.
“Ao longo da trajetória de 60 anos de lutas e conquistas do movimento sindical, acumulamos muitos direitos exclusivos para as pessoas idosas garantidos por lei, como atendimento preferencial, gratuidade no transporte público e na aquisição de alguns medicamentos, vagas de estacionamento exclusivas, desconto em atividades culturais e de lazer, pensão alimentícia, entre outros. Esses direitos são resultado de muita luta, muita negociação e um reconhecimento por toda contribuição que demos por muitos anos”, destacou o secretário de Terceira Idade da CONTAG, Antonio Oliveira.
O dirigente reforça que são muitos os direitos voltados às pessoas idosas e nem sempre são amplamente divulgados. “É fundamental que todas as pessoas, idosas ou não, conheçam o Estatuto da Pessoa Idosa, pois precisamos fazer valer os seus direitos. Essa é, sem dúvida, a melhor forma de homenageá-los nesse e nos outros dias”, disse.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi