Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ESPÍRITO SANTO
Dia Estadual da Trabalhadora Rural é comemorado com palestras e gincanas
WhatsApp

17 de Outubro de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
espírito santo

Cerca de 150 mulheres dos quatro cantos do Espírito Santo participaram na última sexta-feira (14/10) das atividades em festejo ao Dia Estadual da Trabalhadora Rural, comemorado anualmente no dia 15 de outubro.

O evento teve início às 9 horas com um café da manhã, seguido da abertura solene que contou com as presenças da Coordenadora Estadual da Comissão de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Espírito Santo (CEMTRES), Augusta Búffolo, do vice-presidente e diretor da Secretaria de Políticas Sociais e Assalariados Rurais da Fetaes, Julio Cezar Mendel, coordenador da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR/ES) e diretor da secretaria de comunicação da Fetaes, Clébio Marques Brambati, o representante da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Espírito Santo, Roberto Carlos Keffer e da secretária estadual de mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Margarete Belmiro.

Durante a solenidade, as autoridades presentes lembraram a importância das mulheres trabalhadoras rurais para o desenvolvimento do Espírito Santo. O vice-presidente da Fetaes, Julio Cezar Mendel, parabenizou as mulheres e ressaltou os dados do IBGE que revelam que hoje no Espírito Santo vivem na área rural cerca de 310 mil homens e mais de 270 mil mulheres. Já a secretária estadual de mulheres da CUT, Margarete Belmiro fez referência ao poder de organização das mulheres rurais, e citou como exemplo a 4ª Marcha das Margaridas, que aconteceu em agosto e reuniu em Brasília cerca de 70 mil mulheres, sendo a maior manifestação de mulheres da América Latina. “Eu tive o prazer de participar da Marcha das Margaridas e fiquei admirada com o número de pessoas que o MSTTR reuniu. São com ações como essa que avançamos.”

Para a coordenadora da CEMTRES, Augusta Búffolo, a data representa uma conquista das trabalhadoras rurais que há anos lutam por reconhecimento e valorização. “Já demos um grande passo quando conseguimos instituir o 15 de Outubro como Dia Estadual da Trabalhadora Rural, mas temos que nos manter organizadas para ocupar outros espaços, principalmente os políticos. Só com a nossa luta e organização podemos garantir melhorias na qualidade de vida e trabalho das mulheres do campo”, disse Augusta.

Ainda pela manhã, aconteceu um seminário que debateu assuntos referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na ocasião também foram apresentadas as experiências vividas por agricultores familiares do Estado. Após o almoço, as atividades voltaram-se ao lazer.

O desfile que elegeu a Rainha Trabalhadora Rural foi o momento mais animado do dia. Nove mulheres disputaram o título. Para contemplar todas as idades, as concorrentes foram dividas de acordo com as faixas etárias, sendo três candidatas por categoria. (categoria A - mulheres de 16 a 32 anos; categoria B – 33 a 50 anos; categoria C – de 51 anos acima). Após uma disputa acirrada, a trabalhadora Ilse Hein, de 69 anos, representando o município de Santa Leopoldina, foi coroada Rainha Trabalhadora Rural 2011.

Após o desfile, as mulheres se dividiram em quatro grupos, verde, vermelho, branco e amarelo para participar de uma gincana. Além das provas tradicionais como a corrida do saco, e a corrida com ovo na colher que contabilizavam os pontos, um corpo de jurados avaliou a organização, participação e animação das equipes. Cada grupo, ainda, teve que construir um poema com o tema “Mulher do Campo”. As apresentações dos poemas surpreenderam os jurados, que optaram em dar nota máxima para todos os grupos. (Confira abaixo os poemas escritos pelas trabalhadoras capixabas.)

Após a contagem dos pontos, a equipe vermelha foi anunciada como a grande campeã da gincana. A programação e as atividades do dia foram elaboradas pelas mulheres que compõe a CEMTRES. O projeto de lei 383/2007 que institua o dia 15 de Outubro como o “Dia Estadual da Trabalhadora Rural” foi aprovado na Assembléia Legislativa do Espírito Santo em 19 de dezembro de 2007, de proposição do então deputado estadual, Givaldo Vieira.

Veja os poemas Equipe vermelha “Somos mulheres, mães e amigas, Que ao nascer de cada dia Sonhamos com tão pouco, Queremos apenas ser ouvidas, Queremos ser respeitadas. Buscamos sempre a igualdade, Que em nosso dia-a-dia Tenhamos liberdade. Isso não se impõe, Mas se conquista no dia-a-dia. Portanto, não sonhamos com nada impossível, Queremos apenas liberdade e autonomia.” (Elisete Almeida de Abreu – STR Iúna) Equipe branca “Sou mulher, Trabalhadora, lutadora, sensível e bela. Sou capaz de gerar vida, cuidar, alimentar, educar. Hoje sou mais valorizada, Porque conquistei o meu lugar na sociedade, na comunidade e na família. Não tenho medo de ser mulher, porque sou forte e capaz. Enfrento desafios e dificuldades, porque sonho com um mundo de paz.” (Zilma Favato Lorenzoni – STR Alfredo Chaves) Equipe amarela “Mulher Trabalhadora Rural que a cada dia levanta seu astral. Que luta , vive, ama e ensina Que aprende com a vida Que educa, acalenta e que persiste na esperança. Esperança de vida, trazendo luz. Mulher amparada e acolhida pelo Senhor Jesus. Mulher, você é uma luz brilhante e como o nascer do sol, que nasce no raiar do dia E esconde ao entardecer.” (Stella Mari Simões Mello – STR Guarapari / Deolinda Tschaen – STR Domingos Martins)

Equipe Verde “Mulheres, corajosas, amigas, desbravadoras Desde o nascimento fomos feitas vencedoras. Na luta entre os sexos já estamos conquistando nosso lugar. No dia 15 de Outubro mais forte o sol para nós brilhará. Conquistamos um lugar na presidência e na agricultura familiar, Isso só prova que nós, mulheres, nascemos para brilhar. No seio somos as que geramos e damos a vida. Durante as lutas e conquistas de direitos sempre permanecemos unidas. Lutar para vencer, este é o nosso lema. Se vamos conseguir, claro! E vai valer à pena. (Patrícia Mattos Santos – STR Viana) FONTE: Comunicação da Fetaes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico