Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
#LULAVALEALUTA
DIA DE RESISTÊNCIA DE LULA E DO POVO BRASILEIRO
WhatsApp

06 de Abril de 2018


Barack Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
#lulavalealuta

Essa sexta-feira (6) foi de solidariedade ao ex-presidente Lula em todo o Brasil e no mundo. Aconteceram manifestações de rua, trancamento de rodovias, divulgação de notas de repúdio das organizações sindicais e sociais nacionais e internacionais, entre outros atos.

Uma multidão resistiu junto a Lula ao redor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo/SP, dando força ao ex-presidente e demonstrando todo o apoio do povo brasileiro ao melhor presidente da história do Brasil.



Foto: Givanilson Porfírio

Lula e seus advogados decidiram resistir e não acatar a ordem de prisão expedida pelo juiz Sérgio Moro, que exigia que ele se apresentasse hoje (6), até às 17h, à Polícia Federal em Curitiba.

A CONTAG sempre defendeu a democracia e o direito de Lula ser candidato à Presidência da República em 2018, e recebeu com indignação e repúdio a notícia da decretação da ordem de prisão. Por isso, a CONTAG orientou às Federações e Sindicatos filiados a se integrarem aos atos nos estados e municípios convocados pela Frente Brasil Popular.

Em Brasília, a Diretoria (Edjane Rodrigues, Elias Borges, Mônica Bufon, Rosmari Malheiros e Zefinha), a assessoria e funcionários da CONTAG e trabalhadores e trabalhadoras rurais do Distrito Federal e entorno participaram do ato na Praça Zumbi dos Palmares, no Conic, situado na região central da capital federal. Milhares de pessoas compareceram e foi um momento forte de resistência, de solidariedade e apoio ao presidente Lula. Por volta de 20h, os(as) manifestantes foram em marcha até a frente da TV Globo Brasília para protestar a perseguição a Lula e o apoio da emissora ao golpe e à tentativa de retirar o ex-presidente da disputa eleitoral.

Foto: Barack Fernandes





Foto: Lívia Barreto

A CONTAG também está representada no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo/SP, por Carmen Foro, integrante da Diretoria da CONTAG, e pelo assessor da Presidência, Givanilson Porfírio, que estão acompanhando de perto a resistência do companheiro Lula e transmitindo a solidariedade dos agricultores e agricultoras familiares brasileiros.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, participou de um grande ato que aconteceu em Recife/PE, que iniciou com a concentração na Praça do Derby e que saiu em caminhada pelas ruas da capital debaixo de forte chuva.





O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Santos Silva, representou a entidade em outro ato que aconteceu no Pará.

Aristides agradeceu aos militantes, lideranças e milhares de agricultores e agricultoras familiares que participaram dos atos de hoje em todo o País, mostrando muita consciência e resistência para enfrentar o golpe e seus aliados. “O dia foi de protesto e resistência contra a celeridade, a forma autoritária e desrespeitosa do juiz Sérgio Moro. Essa forte luta fez com que o rito estabelecido por Moro não fosse cumprido hoje, o que também foi uma grande derrota para a Rede Globo, que teve que mudar toda a sua pauta porque o destaque seria a prisão de Lula”, avalia o presidente. Para o dirigente, a resistência vale à pena e é preciso continuar lutando para garantir a liberdade de Lula, pois foi condenado sem provas. “Vamos evitar que o golpe não se legitime nas eleições de 2018 com a eleição de um candidato apoiado pela elite conservadora brasileira. Nós continuaremos na luta para eleger, novamente, um governo democrático e popular. Vamos unificar a esquerda no Brasil em torno de um projeto político, com perspectivas de o povo brasileiro voltar a sonhar com um País mais justo e com oportunidades para todos e todas”, defende Aristides.

CONTAG PRESTA SOLIDARIEDADE TAMBÉM NO URUGUAI

Até fora do Brasil a CONTAG prestou a sua solidariedade e repudiou o ataque à democracia com essa perseguição a Lula. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que está no Uruguai para participar de reunião da Diretoria Executiva da COPROFAM por ser o secretário geral da entidade, fez um bom debate político sobre os acontecimentos no Brasil, principalmente sobre a decretação da prisão do ex-presidente Lula, as mobilizações que estão acontecendo em todo o País, bem como repercutiu a nota divulgada pela CONTAG em solidariedade ao companheiro. Durante essa reunião da COPROFAM foi definido o planejamento das ações no âmbito do projeto com o FIDA até o final do ano.

Na tarde dessa sexta-feira (06), Broch participou de um grande ato político com as centrais sindicais uruguaias, organizado pela PIT-CNT. "Fui o único estrangeiro no evento, representando a CONTAG e a COPROFAM, e fiz uma forte intervenção em defesa da democracia e contra a condenação e prisão de Lula".

Neste ato, foram aprovadas duas resoluções: a primeira, realizar manifestação na próxima semana em frente à Embaixada do Brasil no Uruguai contra a prisão de Lula; a segunda, a criação de um comitê nacional em defesa da democracia para denunciar a perseguição política ao ex-presidente.





Fotos: Luiz Vicente Facco FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico