Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
X FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO (FOSPA)
Um dia para reafirmar a resistência e a luta em defesa dos povos da Amazônia!
WhatsApp

30 de Julho de 2022



Um dia intenso, com a presença da CONTAG e das Federações da Amazônia Legal em várias atividades no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA). Assim foi este sábado (30 de julho), 3º e penúltimo dia do X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA). 

Seminário sobre Conflitos Agrários e Socioambientais na Amazônia

A CONTAG e Federações da Amazônia Legal promoveram o Seminário sobre Conflitos Agrários e Socioambientais na Amazônia, na Tenda da Federação do Pará (FETAGRI-PA).

Com a presença de cerca de 100 participantes, o Seminário convidou a sociedade brasileira para enfrentar a situação de violência no campo e traçar estratégias de resistência e luta frente aos conflitos agrários e ambientais e outras formas de opressão e violência contra os povos do campo, das florestas e das águas.

Um dos depoimentos marcantes do Seminário foi o de Maria Joel Dias da Costa, conhecida como Joelma. Ela é a viúva do sindicalista José Dutra da Costa, o “Dezinho”, assassinado em Rondon do Pará em 21 de novembro de 2000, a mando de latifundiários da região. Joelma é acompanhada permanentemente por dois policiais, pois está inserida no Programa Estadual de Proteção de Direitos Humanos.


O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto) e a presidente da Federação do Pará (FETATAGRI-PA), Angela de Jesus, além de outros(as) secretários(as) da Diretoria da FETAGRI-PA, estiveram presentes e contribuíram com o debate.

Biocombustíveis na Amazônia

O tema “Biocombustíveis na Amazônia” foi fortemente debatido em uma das atividades autogestionadas, abrindo um amplo debate sobre os impactos ambientais da cadeia do biodiesel da soja,  da gordura bovina e do dendê, no território amazônico.

 A Atividade foi realizada pela Repórter Brasil e contou com a presença da secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, além de representações da Campanha Clima e Energia e da Universidade Federal Rural da Amazônia.

“A atividade possibilitou compreender como os impactos sociais e ambientais afetam as comunidades na cadeia produtiva do biodiesel. A mesa se tornou um espaço de denúncia e também de proposições. Enquanto Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), retomamos o acompanhamento dessa política, por compreender a importância do programa e também para ajudar a agricultura familiar na perspectiva de que o programa volte a atender o que se propõe em suas três dimensões: ambiental, social e econômica”, pontuou a secretária de Politica Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.


Roda de Conversa - Mulheres e Biodiversidade: Existência e Resistência

A Tenda da CONTAG ficou pequena para o número de participantes presentes na Roda de Conversa - Mulheres e Biodiversidade: Existência e Resistência. Dentre as fortes falas, ecoaram suas vozes mulheres sindicalistas, extrativistas, estudantes, quilombolas e pesquisadoras.

Por cerca de 2 horas, a mulherada dialogou sobre o seu lugar na proteção e conservação da biodiversidade e dos bens comuns, estabelecendo relações entre terra/territórios, soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional nas existências e reprodução da vida e da organização social das populações do campo, da floresta e das águas.

Em nome da CONTAG estiveram presentes, a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais e a secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti, além de dirigentes sindicais das Federações da Amazônia Legal e funcionárias do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG).  


Caminhos para as Transições Possíveis e Necessárias - A Pan-amazônia não tem Plano B

A temática “Caminhos para as Transições Possíveis e Necessárias - A Pan-amazônia não tem Plano B” foi outra atividade realizada pela CONTAG e Federações da Amazônia Legal, neste 3º dia do X Fórum Social Pan-Amazônico (X FOSPA). 

O debate na Casa dos Bens Comuns teve a presença e fala da secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti. 

“Precisamos fortalecer a resistência dos povos da Amazônia, para combater esse mal disfarçado de “desenvolvimento”. A partir de uma leitura estratégica, histórica, geográfica e política da conjuntura desta região, seguiremos alimentando a luta em nome dos povos, dos territórios e dos recursos naturais da Pan-Amazônia”, destacou a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.


Roda de Conversa: Gênero e mudanças climáticas com foco nas políticas públicas

Ainda neste sábado, na Tenda da Federação do Pará (FETAGRI-PA), aconteceu a Roda de Conversa: Gênero e mudanças climáticas com foco nas políticas públicas e com o objetivo de empoderar mulheres cis e trans, a compartilhar suas variadas vivências, a partir dos seus territórios.


Sobre o X FOSPA

O X Fórum Social Pan-Amazônico (X FOSPA) vai até domingo (31 de julho), em Belém/PA, articulando povos e movimentos sociais de diferentes países em torno de questões econômicas, sociais e ambiental relacionados a região Amazônica, como também, combater o racismo e o autoritarismo, defender os territórios e o autogoverno dos povos nas selvas, rios, campos e cidades e deter a destruição ambiental da Amazônia.  


Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes 



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico