Um dia intenso, com a presença da CONTAG e das Federações da Amazônia Legal em várias atividades no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA). Assim foi este sábado (30 de julho), 3º e penúltimo dia do X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA).
Seminário sobre Conflitos Agrários e Socioambientais na Amazônia
A CONTAG e Federações da Amazônia Legal promoveram o Seminário sobre Conflitos Agrários e Socioambientais na Amazônia, na Tenda da Federação do Pará (FETAGRI-PA).
Com a presença de cerca de 100 participantes, o Seminário convidou a sociedade brasileira para enfrentar a situação de violência no campo e traçar estratégias de resistência e luta frente aos conflitos agrários e ambientais e outras formas de opressão e violência contra os povos do campo, das florestas e das águas.
Um dos depoimentos marcantes do Seminário foi o de Maria Joel Dias da Costa, conhecida como Joelma. Ela é a viúva do sindicalista José Dutra da Costa, o “Dezinho”, assassinado em Rondon do Pará em 21 de novembro de 2000, a mando de latifundiários da região. Joelma é acompanhada permanentemente por dois policiais, pois está inserida no Programa Estadual de Proteção de Direitos Humanos.
O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto) e a presidente da Federação do Pará (FETATAGRI-PA), Angela de Jesus, além de outros(as) secretários(as) da Diretoria da FETAGRI-PA, estiveram presentes e contribuíram com o debate.
Biocombustíveis na Amazônia
O tema “Biocombustíveis na Amazônia” foi fortemente debatido em uma das atividades autogestionadas, abrindo um amplo debate sobre os impactos ambientais da cadeia do biodiesel da soja, da gordura bovina e do dendê, no território amazônico.
A Atividade foi realizada pela Repórter Brasil e contou com a presença da secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, além de representações da Campanha Clima e Energia e da Universidade Federal Rural da Amazônia.
“A atividade possibilitou compreender como os impactos sociais e ambientais afetam as comunidades na cadeia produtiva do biodiesel. A mesa se tornou um espaço de denúncia e também de proposições. Enquanto Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), retomamos o acompanhamento dessa política, por compreender a importância do programa e também para ajudar a agricultura familiar na perspectiva de que o programa volte a atender o que se propõe em suas três dimensões: ambiental, social e econômica”, pontuou a secretária de Politica Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
Roda de Conversa - Mulheres e Biodiversidade: Existência e Resistência
A Tenda da CONTAG ficou pequena para o número de participantes presentes na Roda de Conversa - Mulheres e Biodiversidade: Existência e Resistência. Dentre as fortes falas, ecoaram suas vozes mulheres sindicalistas, extrativistas, estudantes, quilombolas e pesquisadoras.
Por cerca de 2 horas, a mulherada dialogou sobre o seu lugar na proteção e conservação da biodiversidade e dos bens comuns, estabelecendo relações entre terra/territórios, soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional nas existências e reprodução da vida e da organização social das populações do campo, da floresta e das águas.
Em nome da CONTAG estiveram presentes, a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais e a secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti, além de dirigentes sindicais das Federações da Amazônia Legal e funcionárias do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG).
Caminhos para as Transições Possíveis e Necessárias - A Pan-amazônia não tem Plano B
A temática “Caminhos para as Transições Possíveis e Necessárias - A Pan-amazônia não tem Plano B” foi outra atividade realizada pela CONTAG e Federações da Amazônia Legal, neste 3º dia do X Fórum Social Pan-Amazônico (X FOSPA).
O debate na Casa dos Bens Comuns teve a presença e fala da secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.
“Precisamos fortalecer a resistência dos povos da Amazônia, para combater esse mal disfarçado de “desenvolvimento”. A partir de uma leitura estratégica, histórica, geográfica e política da conjuntura desta região, seguiremos alimentando a luta em nome dos povos, dos territórios e dos recursos naturais da Pan-Amazônia”, destacou a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.
Roda de Conversa: Gênero e mudanças climáticas com foco nas políticas públicas
Ainda neste sábado, na Tenda da Federação do Pará (FETAGRI-PA), aconteceu a Roda de Conversa: Gênero e mudanças climáticas com foco nas políticas públicas e com o objetivo de empoderar mulheres cis e trans, a compartilhar suas variadas vivências, a partir dos seus territórios.
Sobre o X FOSPA
O X Fórum Social Pan-Amazônico (X FOSPA) vai até domingo (31 de julho), em Belém/PA, articulando povos e movimentos sociais de diferentes países em torno de questões econômicas, sociais e ambiental relacionados a região Amazônica, como também, combater o racismo e o autoritarismo, defender os territórios e o autogoverno dos povos nas selvas, rios, campos e cidades e deter a destruição ambiental da Amazônia.
Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes