Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
24 DE JANEIRO
DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E DOS APOSENTADOS: Previdência Social: Direito, dignidade e respeito aos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares!
WhatsApp

23 de Janeiro de 2022

TEMAS RELACIONADOS:
24 de janeiro

24 de janeiro é a data em que se celebra o Dia da Previdência Social e também dos aposentados no Brasil. A previdência social é um sistema que tem como princípio garantir benefícios aos cidadãos e é uma conquista histórica desde a Constituição Federal de 1988.

A Previdência Social tem função de proteger e garantir vida digna aos cidadãos e cidadãs beneficiários(as) e dependentes. Na maioria das vezes, os auxílios são pagos em dinheiro pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a trabalhadores(as) que, durante a sua vida laboral, contribuem com a previdência social.

Dentre os benefícios da previdência social administrados pelo INSS, a aposentadoria é a mais esperada e desejada pelos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Afinal, depois de anos e anos de trabalho penoso na plantação debaixo de sol, chuva ou frio, é justo uma aposentadoria digna.

Em defesa da aposentadoria, dentre outros direitos previdenciários, o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), através de uma grande mobilização e articulação nacional, em 2019, conseguiram diminuir os efeitos da reforma da Previdência.

Garantir os direitos dos(as) rurais aos benefícios da previdência, em especial o acesso à aposentadoria, é respeitar homens e mulheres que por anos se dedicam a alimentar de forma saudável e com variedade de produtos, o povo brasileiro.

Ao mesmo tempo, a previdência social rural garante a movimentação econômica e o incremento do PIB de 70% dos municípios brasileiros, sobretudo dos menores, sustentando assim o consumo, gerando emprego e renda, como afirma o livro “A Previdência Social e a Economia dos Municípios”, de autoria de Álvaro Solón de França.

“Além de movimentar a economia e o comércio de pequenos e médios municípios, a previdência social é fundamental para melhorar as condições de vida dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, impedindo também o êxodo rural e o processo de favelização das grandes cidades. A aposentadoria rural e os demais direitos da previdência não são práticas assistencialistas, mas de valorização da cidadania e de equilíbrio social”, destaca a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

Não só neste Dia da Previdência Social e Dia Nacional dos Aposentados, mas em todos os dias, o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), segue vigilante e em defesa do acesso de milhões de brasileiros e brasileiras do campo à previdência social.

“Lutamos contra todo forma de desmonte da Previdência Social Rural. Nas comunidades e povoados, nos municípios, nos estados e em todo o Brasil, estamos firmes e unidos e reforçando a importância desse seguro garantido aos trabalhadores e trabalhadoras rurais e a todo o povo brasileiro. Parabéns aos aposentados e aposentadas rurais que dedicaram boa parte da vida trabalhando e que conseguiram esse descanso com sabor de dever cumprido!”, Antônio Oliveira, secretário da Terceira Idade da CONTAG.

Previdência Social é um Direito Fundamental!

Dignidade da pessoa humana!

Respeito aos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares!

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico