Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Dia da Alimentação, Agricultura e Água na COP 28 tem eventos importantes com participação da CONTAG
WhatsApp

11 de Dezembro de 2023



O último domingo, dia 10 de dezembro, foi dedicado a eventos relacionados à questões sobre Alimentação, Agricultura e Água na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai. O dia teve atividades que envolveram os mais diferentes setores interessados nessa pauta, entre eles movimentos e entidades sociais. A CONTAG estava lá, representando a agricultura familiar em todos os espaços e agendas.

O dia começou com o evento “Agricultores e produtores de alimentos tradicionais no centro da transformação dos sistemas alimentares”, que recebeu representantes de movimentos de pesca artesanal, pastoreio, agricultura familiar, camponesa e indígena, que puderam falar sobre suas iniciativas, e deixa uma mensagem de suas organizações. Um desses convidados foi o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que além da Confederação Nacional, representou o Fórum Rural Mundial (FRM), organização da qual é vice-presidente, e a Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado, a qual preside.

A mensagem de Alberto no palco resumiu o sentimento da agricultura familiar frente aos desafios climáticos da atualidade: “A transição para uma agricultura familiar agroecológica, orgânica e biodinâmica é urgente. As crises climáticas são cada vez mais frequentes, e nós agricultores sentimos os impactos todos os dias. As inundações, tornados e secas provocam perdas e escassez de alimentos. A justiça climática é necessária e urgente para atender as necessidades da agricultura familiar. Apoiem a agricultura familiar é tão importante, que até aqueles que não vivem dela, necessitam dela pra viver”.

Além das mensagens dos produtores e produtoras de alimentos, houve também um debate com várias organizações sobre os problemas e desafios encontrados hoje para mitigar os efeitos das mudanças climáticas nos campos, águas e florestas, onde vivem e trabalham todas essas pessoas. E outro momento para escutar a opinião de acadêmicos que estudam a pauta climática, que apresentaram algumas alternativas e ações que podem contribuir na melhoria da resiliência dos setores de produção de alimentos. Por fim, bancos internacionais e organizações financiadoras, como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, abordaram a questão dos recursos e financiamentos para essas ações. 


Em um segundo momento deste mesmo dia, a CONTAG, mais uma vez representada por seu vice-presidente, participou da primeira reunião da Iniciativa Alimentação e Agricultura para a Transformação Sustentável (FAST), que foi lançada durante a COP27. Esta iniciativa é multisetorial, inclui distintos países e tem como objetivo implementar ações que resultem na melhoria da quantidade e da qualidade das contribuições de financiamento climático para transformar a agricultura e os sistemas alimentares até 2030. 

Neste espaço, frente a muitos ministros e outras autoridades governamentais internacionais envolvidos na FAST, Alberto reforçou a necessidade de financiamento. “Precisamos posicionar nossos agricultores e agricultoras familiares na tomada de decisões políticas. E facilitar o seu acesso aos fundos necessários para reforçar as suas capacidades de adaptação às alterações climáticas. A agricultura familiar produz 80% dos alimentos, mas recebe apenas 0,3% dos fundos públicos internacionais para o clima”, argumentou o dirigente. 


CONTAG comunica em outros diálogos 

Outros espaços trataram de temas semelhantes, mas com perspectivas mais centralizadas no Brasil, em atividades que aconteceram especialmente no Pavilhão Brasil, dentro da COP 28. A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti, falou em representação dos agricultores e agricultoras familiares sobre temas de interesses para o desenvolvimento do setor. 

Um desses debates ocorreu na sexta-feira, dia 8, e teve como tema “Destravando o desenvolvimento econômico a partir da regularização fundiária”. No dia 9, o foco foi na transição sustentável dos sistemas alimentares, em um diálogo promovido pela Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura, que envolveu diferentes setores, entre bancos, organizações e ONGs.

Nesta segunda-feira, 11, Sandra levou a mensagem da CONTAG a dois outros eventos, focados no tema do financiamento: “Instrumentos Financeiros para a transição da Agropecuária”, e “15 anos do Fundo Amazônia, do qual participou também a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil”, Marina Silva.



Sobre todos esses encontros e diálogos sobre pautas climáticas essenciais, Sandra pontua: “A agricultura se tornou uma pauta real nas discussões de clima, sendo vista como uma aposta para o combate ao aquecimento global através da fixação de carbono da atmosfera que ocorre na produção de nesse contexto. Outro ponto importante é que a segurança alimentar também conversa diretamente com as questões climáticas, e quando falamos de segurança alimentar, a agenda da agricultura Familiar ganha força e centralidade”, reforçando assim a importância da CONTAG participar desses momentos de forte articulação política que acontecem na COP 28.

Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila




WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico