Rompendo a tendência de queda dos últimos anos, o desmatamento na Amazônia avançou em 2007 e 2008 e deve atingir 14 mil quilômetros quadrados. A estimativa é do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. "Está acima do ano passado, mas abaixo da média histórica", disse ele, em sabatina do jornal Folha de São Paulo.
Segundo ele, o compromisso é fazer com que o desmatamento fique abaixo da média. "Acho muito difícil este ano fechar menos que 14 mil ou 15 mil quilômetros quadrados. Ainda assim vai estar abaixo da média histórica dos últimos anos. Se não fizemos nada, pode chegar a 20 mil quilômetros quadrados. Os próximos meses serão os piores por causa da estiagem. Se pega a série histórica, sempre os piores meses são junho, julho, agosto e setembro", disse ele.
Carlos Minc adiantou que o presidente Lula vai assinar decreto criando o "Guarda Parque". Cada estado vai "emprestar" 25 bombeiros para cuidar das unidades de conservação. "Além disso, os batalhões florestais vão dar 120 guardas para participarem com o Ibama de atividades preventivas. Já falei com os 16 governadores, que toparam", afirmou Minc. FONTE: Pedro Henrique Barreto, com jornal Folha de S. Paulo