Teve início na tarde desta segunda-feira (19/06), em Guarapari, no Espírito Santo, o II Módulo do curso estadual de Formação Política e Sindical da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc).
A turma é composta por cerca de 45 alunos, entre diretores e funcionários dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, que durante os cinco dias de curso irão debater assuntos voltados à Ação Sindical e o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com o objetivo de formar os alunos de modo que eles, futuramente, possam contribuir com a elevação da consciência crítica dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para o enfrentamento da luta política, visando a construção de uma sociedade justa, democrática, soberana e solidária.
Antes de começar as atividades, os alunos participaram da mística de abertura que serviu para estimular o reencontro da turma. Eles foram levados a refletir sobre as características culturais e as tradições de cada região e a importância do resgate sócio-cultural.
Em seguida aconteceu a abertura política, com as presenças dos diretores da Fetaes, Creuzimar Ribeiro da Silva, Augusta Búffolo, Clébio Brambati. Durante suas falas, os dirigentes citaram a importância dos alunos darem continuidade ao processo formativo em seus municípios para que o aprendizado adquirido na escola chegue à base.
Ainda neste módulo serão debatidos assuntos como as lutas pré-sindicais e o protagonismo dos camponeses; história, concepções, acontecimentos marcantes, práticas sindicais e principais bandeiras do MSTTR; e durante a visita pedagógica, os alunos conhecerão a Associação de Jovens e Mulheres do município de Domingos Martins, que de forma sustentável está gerando desenvolvimento local, renda para várias famílias e o diminuindo o êxodo rural.
O II módulo da Enfoc Estadual vai até o dia 22 de junho. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES