O 2º Módulo do Curso Nacional de Formação Político-Sindical começou nesta segunda-feira (1°). Lideranças sindicais de 27 Federações filiadas à Contag discutem sobre a diversidade cultural, ambiental e econômica do campo. Esta etapa da capacitação ocorre até o dia 12 de dezembro, em Brasília, e é realizada pela Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc).
Ainda no primeiro dia de Enfoc, foram debatidas questões sobre o Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário e realizados trabalhos de socialização com representantes de cada estado, que estavam divididos em grupos. Os temas foram abordados por meio das expressões que caracterizam a identidade camponesa coletiva.
O 2º vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão (Fetaema), José Ribamar, diz que os debates enriquecem o trabalho das lideranças nos municípios. "O curso é importante para que os dirigentes sejam bons líderes sindicais e para que também formem novas lideranças nos estados". Ribamar é coordenador do Pólo Sindical da Região Oriental do estado.
O 2° módulo do curso viabilizará a formação de militantes do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) em suas áreas de atuação. Além disso, fortalecerá a luta sindical no campo com base no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Outra meta é a implementação de uma rede de educadores e educadoras como instrumento da política nacional de formação de líderes sindicais por meio.
A Enfoc é coordenada pela secretária de Organização e Formação Sindical da Confederação, Raimunda de Mascena. Neste ano, uma das novidades da Escola é que os participantes receberão um diploma no final do curso. O certificado será entregue em uma solenidade, que ocorre no dia 11 de dezembro, na sede da Contag, em Brasília. "Estamos muito ansiosos para saber como será esta cerimônia. Certeza, será um grande sucesso", afirma Cleusinete Márcia, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Ubiratã/PR.
Programação - Nesta terça-feira (2), serão debatidas estratégias sindicais nos processos políticos eleitorais; a atuação do MSTRR nas eleições municipais e cenários da conjuntura nacional e internacional. Estão previstas ainda a participação do presidente da Contag, Manoel dos Santos, e da assessora Cléia Anice Porto. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias