O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou no programa de rádio "Café com o presidente", nesta segunda-feira (12), que o desafio para o governo na Amazônia é manter o controle sobre as atividades ilegais.
Referindo-se ao Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado na última quinta-feira (8), o presidente disse que o programa é basicamente um conjunto de diretrizes que vão orientar as políticas públicas do governo na Amazônia.
"Um dos grandes problemas que identificamos na Amazônia é o desmatamento ilegal. E começamos, já em 2003, a implementar uma forte estratégia de combate a este tipo de crime. O desafio agora é manter o controle sobre as atividades ilegais e criar alternativas concretas para as atividades econômicas na Amazônia", declarou.
Lula explicou que uma das principais ações é a Operação Arco Verde que tem quatro grandes ações: as emergenciais que prevêem agilizar o seguro-desemprego e a contratação e capacitação de cerca de 2500 agentes de defesa ambiental; o Programa de Pró-Recuperação Florestal, de recuperação de áreas degradadas; as ações de ordenamento fundiário e territorial que prevêem o levantamento da ocupação de 36 municípios e o projeto de governança ambiental, em que há a previsão de liberação de R$ 500 milhões do BNDES para investimentos em melhorias no processo de licenciamento, gestão territorial, elaboração e implementação do zoneamento.
"Vamos também estabelecer a criação de um Cadastro Ambiental Rural. O produtor só terá acesso ao crédito, fomento e assistência técnica se ele fizer parte desse cadastro", destacou o presidente.
FONTE: Portal G1 Notícias - 12/05/2008 - 06h46