Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3ª MOSTRA NACIONAL DA PRODUÇÃO DAS MARGARIDAS    16 A 18 DE AGOSTO DE 2024 - BRASÍLIA/DF    SAIBA MAIS
DEPUTADO MOREIRA MENDES DEFENDE
Deputado Moreira Mendes defende criação do Bolsa-Preservação
WhatsApp

12 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
deputado moreira mendes defende

A convite da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, o deputado federal Moreira Mendes (PPS) participou na tarde dessa terça-feira (11), em Porto Velho, de uma audiência pública para discutir questões relacionadas ao desmatamento no estado.

O foco principal dos debates foi a Operação Arco de Fogo que o governo federal está realizando na região amazônica para combater o desmatamento e o comércio ilegal de madeiras. A audiência foi proposta pelo presidente da ALE, deputado Neodi Carlos, e contou com a presença do governador Ivo Cassol, do procurador-geral de justiça, Abdiel Ramos Figueira, do gerente do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) em Porto Velho, José Neumar, e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária, Chico Padre. Representantes de entidades e organizações ligadas ao setor produtivo também prestigiaram o evento.

Moreira Mendes elogiou a Assembléia Legislativa de Rondônia - especialmente o presidente Neodi Carlos - pela iniciativa de debater com a sociedade os problemas do desmatamento, a ação fiscalizatória do governo e seus efeitos na vida da população. E, mais uma vez, criticou a política ambiental do governo federal para a Amazônia, que classifica como ?equivocada?.

Fazendo coro com os demais convidados, o deputado reiterou que a operação do governo federal está prejudicando a economia regional, especialmente as empresas madeireiras que sempre atuaram dentro da lei. Moreira Mendes também externou sua preocupação com os pequenos, médios e grandes produtores rurais rondonienses, que, na sua opinião, estão sendo aterrorizados com pesadas multas, riscos de desapropriação de suas terras e até prisão.

Bolsa-Preservação

O deputado deixou bem claro que sua posição como parlamentar de Rondônia e da Amazônia é defender os interesses da região, colocando sempre em primeiro lugar o cidadão. Ele aproveitou para anunciar, em primeira mão, que estará apresentando nos próximos dias um projeto de lei propondo a criação do Bolsa-Preservação, um auxílio destinado exclusivamente ao pequeno produtor no processo de reflorestamento e preservação das florestas.

"Nada mais justo do que a criação do Bolsa-Preservação, aliada às ações do Incra e do Ibama, que devem trabalhar com competência em projetos de reflorestamento e a entrega definitiva dos títulos de terras aos proprietários. E em contrapartida, que os produtores trabalhem unidos com as instituições públicas para a preservação de florestas e das matas ciliares, além das áreas de preservação afetadas", afirmou.

Moreira Mendes relembrou que a maioria dos imigrantes, pioneiros de Rondônia, foram incentivados pelo governo federal a ocupar a região nos idos de 1970/1980. À época, disse ele, o próprio Incra prometeu a titularidade das terras aos posseiros que desmatassem 50% de suas terras, ação que foi realizada pela maioria dos produtores.

"Com o passar dos anos essas regras foram alteradas, novas leis e penalizações estão sendo imputadas, e, infelizmente, soluções dignas para as pessoas diretamente prejudicadas pelas novas determinações do governo federal não são apresentadas", lamentou. FONTE: O Nortão ? RO/MT



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico