Cumprindo uma Jornada de realização de Seminários nas cinco regiões do Brasil (Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste), a CONTAG promove desde ontem (23) e segue nesta quarta (24), por meio de plataforma virtual, realizando o Seminário Nacional de Meio Ambiente - Água, Energias limpas e alimentação saudável: desafios à agricultura familiar.
Estamos encerrando uma grande jornada que alcançou as cinco regiões do Brasil e estamos fechando um ciclo com o Seminário Nacional. A partir das escutas até aqui, fica claro que ainda precisamos avançar na compreensão da importância do Meio Ambiente, pois sem cuidar da mãe terra, dos rios, das florestas, nós, não sobreviveremos. É necessário uma maior consciência e ao mesmo tempo combater a destruição ambiental que se agrava ainda mais devido às políticas colocadas pelo atual governo. Precisamos barrar o que estão fazendo com a natureza e evitar danos maiores, afirma o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Com cerca de 90 pessoas, o Seminário aborda vários painéis temáticos de interesse da agricultura familiar e de toda a população, como a: Crise hídrica no Brasil e saneamento básico, causas e consequências para a vida humana e na soberania alimentar - contribuição do sociólogo, secretário Executivo do ONDA, e assessor de saneamento da FNU, Edson Aparecido da Silva; O uso de agrotóxicos na produção de alimentos, consequências à vida humana e ao meio ambiente, e a produção de alimentos saudáveis - contribuição do engenheiro agrônomo, presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO), Rogério Dias; Energias renováveis no Brasil x sustentabilidade ambiental e sua viabilidade na Agricultura familiar contribuição da pesquisadora e doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Moema Hofstaetter.
Agradeço a todos e todas que participam do Seminário Nacional e aos que estiveram presentes nos Seminários de Meio Ambiente que realizamos por todo o Brasil. São momentos riquíssimos e de muita contribuição coletiva em relação aos grandes temas ambientais que nos desafiam enquanto agricultores e agricultoras familiares. Depois de 12 anos da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG, o Sistema CONTAG ainda tem muito trabalho a fazer em relação à pauta ambiental, é preciso priorizar na agenda política interna do Sistema Confederativo, de suas Federações e Sindicatos filiados ações práticas de defesa do meio ambiente para o fortalecimento da agricultura familiar. O Meio Ambiente deve estar de fato entre as grandes bandeiras de luta do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), diz a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.
Para fortalecer ainda mais o debate, os presidentes nacionais das Centrais Sindicais CTB - Adilson Araújo e da CUT - Sérgio Nobre, fizeram uma breve análise dos atuais desafios enfrentados pelo povo brasileiro diante das atuais crises: política, ambiental e sanitária.
Tudo que assistimos do Bolsonaro é uma verdadeira tragédia. O Brasil é um país que segue em estado grave, sem ter tido planos de distribuição à população de álcool em gel, de máscaras, de equipamentos hospitalares, de oxigênio e até de sedativos. Além de tudo isso, o governo ainda articula um novo marco regulatório dos serviços do saneamento básico que tem como pano de fundo privatizar os serviços públicos e soltar a boiada. Precisamos de um projeto de salvação do país que valorize a vida e o desenvolvimento rural sustentável e solidário, afirmou o presidente da CTB/Nacional, Adilson Araújo.
Sérgio Nobre, presidente da CUT/Nacional, disse que infelizmente daqui uns dias vamos chegar à marca de 300 mil mortos no país, por conta do descaso, do negacionismo e do comportamento genocida do Bolsonaro. O nosso grande desafio é chegar à mais de 70% da população vacinada antes do período de inverno e sem que haja mais mutações do coronavírus. Outra preocupação apontada por Sérgio Nobre é a necessidade de fazer por 30 dias um lockdown/paralisação total do Brasil, e garantir o auxílio emergencial de no mínimo R$ 600 para a população vulnerável.
Representando a Direção da CONTAG também estão presentes e contribuem com o Seminário de Meio Ambiente, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Ercílio Broch, a secretária de Mulheres, Mazé Morais, a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, o secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto (Guto), a secretária de Jovens (Mônica Bufon) e a secretária da Terceira Idade (Josefa Rita da Silva (Zefinha). As Coordenações Regionais da CONTAG também contribuem com o debate.
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes