A manutenção dos princípios da unicidade sindical, a transparência e a organização das entidades ligadas ao movimento dos trabalhadores rurais, estão entre as pautas que também entraram em votação na plenária do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais nesta quinta-feira (7).
Entre as discussões sobre a representação e a representatividade do movimento sindical, não foi aprovada a inclusão da expressão pecuaristas no documento base. Para os defensores do termo, a inclusão da expressão ajudaria no enquadramento da categoria para a aquisição do Pronaf. Os contrários à proposta defendem que o termo já está contemplado nas demais categorias e, além disso, levaria a entendimentos de que não são agricultores familiares.
Outro tema polêmico no debate foi a proposição da criação de critérios para organizar a fundação de sindicatos, que não foi aprovada na plenária. Os defensores da manutenção do texto argumentaram que é importante o debate para regulamentar e dar embasamento para discutir as mudanças na lei. Por outro lado, os defensores da suspensão da proposta argumentaram que a supressão do texto é válida para preservar a história da CONTAG, suas lutas e conquistas.
Após o debate e a votação do item, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, afirmou que apesar dos critérios não estarem no texto, a CONTAG não estará impedida de lutar pelos mesmos.
Para Marcos Junior Brambilla, delegado representante do estado do Paraná, há uma divisão no movimento fruto de visões políticas e ideológicas variadas. “Acima de tudo, precisamos saber dos próprios trabalhadores(as) de que forma eles querem que a entidade deles esteja organizada pra se sentirem seguros e bem representados. A felicidade é que ainda prevalece o bom senso e que conseguimos manter a unidade do movimento”, declarou.
Vilson Luis da Silva, delegado representante de Minas Gerais, avalia que o debate não se encerra aqui hoje e deverá continuar, pois é um processo contínuo. “Nós, lideranças, temos que ser éticos para que não se criem estruturas que não representem”, declarou. FONTE: Imprensa CONTAG - Graziella Itamaro