Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GTB 2010
Delegações de todo o País chegam à Brasília para o Grito da Terra
WhatsApp

12 de Maio de 2010

TEMAS RELACIONADOS:
gtb 2010

Os milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais que participam do Grito da Terra Brasil chegaram à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, às 5h30, nesta quarta-feira (12). A primeira atividade organizada pela Contag será uma assembléia geral, às 8h, para apresentar a programação do dia para as delegações de todo o País.

Os manifestantes deverão sair em passeata, às 10h30, para participar de um ato político em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais vai reafirmar a necessidade da manutenção de um ministério exclusivo para coordenar a implementação das políticas específicas para a reforma agrária e para a agricultura familiar. A fusão entre o MDA e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) vem sendo defendida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA). “O MDA deve ser fortalecido para ampliar e consolidar as nossas conquistas. Não somos iguais aos ruralistas e não vamos aceitar a volta ao passado”, adverte Alberto Broch, presidente da Contag.

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais também vão enfatizar a bandeira de luta da reforma agrária e cobrar do governo federal a atualização dos índices de produtividade rural. “Não aceitamos a tentativa dos representantes do agronegócios de criminalizar os movimentos sociais que lutam pelo acesso à terra. Reforma agrária não é crime. É um direito do povo!, afirma Willian Clementino, secretário de Política Agrária da Contag.

Resposta do governo – A audiência com o presidente Lula para o governo federal apresentar a resposta às 223 reivindicações do Grito da Terra Brasil está marcada para as 11h, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Uma comissão formada pelos dirigentes da Contag e das Fetags deverá participar do encontro. “As negociações que tivemos com 18 ministros nas últimas semanas sinalizam que vamos avançar bastante neste ano”, afirma Alessandra Lunas, vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da Contag.

Na parte da tarde, os manifestantes vão realizar uma nova passeata até o Ministério do Trabalho e Emprego. O ato político vai cobrar do ministro Carlos Luppi agilidade para os processos de registro sindical e o posicionamento do governo federal contra a prática de divisionismo sindical no campo. “O princípio constitucional da unicidade sindical deve ser assegurado. A criação de entidades paralelas visa somente enfraquecer a organização e luta dos trabalhadores e trabalhadores rurais”, exige Juraci Moreira, secretário de Formação e Organização da Contag.

Congresso Nacional Após a manifestação em frente ao Ministério do Trabalho, os trabalhadores e trabalhadoras rurais vão seguir em passeata até o Congresso Nacional. Os manifestantes vão cobrar dos parlamentares a aprovação de projetos importantes como a PEC contra o trabalho escravo e os que tratam da remuneração pela prestação de serviços ambientais, do enquadramento sindical, entre outros.

Os dirigentes da Contag vão apresentar durante o ato político em frente ao Congresso Nacional as respostas do governo federal às reivindicações do Grito da Terra Brasil. O encerramento das manifestações está previsto para às 18h. FONTE: Ronaldo de Moura, Agência Contag de Notícias



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico