Com a presença de mais de 140 participantes, a CONTAG através da sua Secretaria de Políticas Sociais realizou nesta quinta-feira (20 de maio), o Seminário Nacional: Curso de Formação de Multiplicadores(as) em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - Resultados do Tempo Comunidade.
Acontecendo desde outubro de 2020 por meio de parceria estabelecida entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares (CONTAG), Universidade Federal Recôncavo Baiano (UFRB), Rede Nacional de Médicos(as) Populares, Movimento SUS na Rua, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps) e a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), o curso é parte da Campanha Campo Conectado pelo Bem e tem como objetivo central: atender uma demanda das comunidades rurais sobre o uso das práticas integrativas e complementares em saúde (PICs), na prevenção da Covid 19 em áreas rurais.
Durante o Seminário, os educandos e educandas e representantes de organizações parceiras falaram dos seus sentimentos depois de oito meses do Curso em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Parabenizo a CONTAG pela linda experiência popular, ao mesmo tempo em nos colocamos à disposição para continuarmos implementando essa bela experiência em práticas integrativas e complementares de saúde por todo o país, compartilhou Simone Leite, da Aneps.
É muito importante valorizarmos os saberes populares em saúde, mas precisamos estar atentos(as) de como devemos mostrar as nossas práticas milenares de forma que sejam valorizadas e reconhecidas pela sociedade e pelos órgãos públicos, lembrou Daniel Dall Alba, da OPAS.
A Fiocruz já acumula uma importante experiência com práticas integrativas e, irá contribuir com a implementação do Plano de Ação resultado do Curso de Formação de Multiplicadores(as) em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, disse Cristine Andrade, da Fiocruz.
Apresentado durante o Seminário, o Plano de Ação possui 6 eixos temáticos: Marco Institucional; Gestão das PICs no SUS; Formação das PICs nos SUS; Pesquisa Sobre as PICs nos SUS; Controle Social e as PICs; Comunicação/ Divulgação; Projetos de Referências em PICs; Instituições de Ensino e Pesquisa, Órgãos gestores, Unidades Básica de Saúde, Movimentos Sociais, Sindicais e Comunidades. Além dos eixos, em CARTA ABERTA lida durante o Seminário, os educandos e educandas externaram um pouco das suas vivências durante o Curso.
A experiência da educanda Rosângela Martines sobre Evidências Científicas de Óleos Essenciais em Tempos de Covid-19 foi outro momento que marcou o Seminário.
Esse debate não se encerra aqui, mas se inicia, mantendo o seu foco na implementação do Plano de Ação e na estruturação de uma rede nacional para somar força da defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, pois esse fazer é muito importante para os povos do campo, da floresta e das águas. Parabéns aos educandos e educandas, e a todos e todas que vieram até aqui, em especial, à Universidade Federal Recôncavo Baiano (UFRB), à Aneps, o Movimento Sus nas ruas, à CONACS e à rede mais médicos populares. Parabéns à CONTAG pela condução do curso, ao Coletivo de Políticas Socais da Confederação pela participação assídua, e gratidão aos colaboradores(as) que partilharam seus conhecimentos, em prol do coletivo. Seguimos juntes em defesa das práticas integrativas e complementares de saúde e do SUS, compartilhou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes