A Delegacia Fazendária (Defaz) e a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) realizam desde sábado uma operação de combate à sonegação fiscal nas empresas de biodiesel e de combustíveis em Mato Grosso, segundo informaram fontes das duas instituições.
A força-tarefa surgiu após denúncias de compra e fabricação de biodiesel sem registro junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP). Empresas estariam efetuando vendas internas diretamente com as cooperativas, burlando o fisco estadual.
O Estado consome 1,2 bilhão de litros de óleo diesel por ano. Levantamento feito pelo serviço de inteligência da Defaz e da Sefaz apurou que cerca de 122 milhões de litros de diesel são comercializados com sonegação fiscal em Mato Grosso. O volume seria substituído por biodiesel, o que acarreta perda de arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) para o Estado.
Dezoito empresas produzem biodiesel em Mato Grosso: ADM, Agrenco, Agrosoja, Araguassú, Barralcool, Biocamp, Biopar Parecis, CLV, Comandolli, Cooami, Coomisa, Cooperbio, Cooperfeliz, Fiagril, KGB, Renobrás, Usibio e Vermoehlen. O resultado da operação deve ser divulgado apenas na hoje. FONTE: Diário da Serra ? MT