ibahia.com
SALVADOR - Em função do longo período de estiagem, que tem propiciado o surgimento de focos de incêndio, o Governo do Estado decretou situação de emergência em 20 municípios da Chapada Diamantina e da Serra Geral. Desde a segunda quinzena de outubro, os incêndios já atingiram mais de mil hectares, inclusive em áreas do Parque Nacional e das unidades de conservação estaduais, causando prejuízos para a lavoura e para o turismo na região.
Com prazo de 60 dias, o decreto inclui 18 municípios da Chapada Diamantina (Abaíra, Wagner, Andaraí, Utinga, Barra da Estiva, Seabra, Boninal, Rio do Pires, Bonito, Rio de Contas, Piatã, Érico Cardoso, Palmeiras, Ibicoara, Mucugê, Iraquara, Jussiape e Lençóis) e dois da Serra Geral - Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora.
Na sexta à noite, haverá uma reunião na cidade de Rio de Contas entre a Coordenação Estadual de Defesa Civil e os comandantes das brigadas voluntárias (são 14 em atuação), para avaliar o trabalho realizado até então e planejar novas ações.
Localizada na parte central do estado, a Chapada Diamantina totaliza 33 municípios e possui 41.751 quilômetros quadrados, o equivalente a 7,4% do território baiano, onde vivem 507.414 habitantes. FONTE: Globo Online ? RJ