Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Declaração de Buenos Aires
WhatsApp

16 de Março de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

Entre os dias 12 a 15 de março de 2012 na Cidade de Buenos Aires, nós agricultores e agricultoras familiares, camponeses(as), povos originários e indígenas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Perú e Uruguai realizamos a VIII Assembleia Ordinária da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado, (COPROFAM), na qual participaram mais de 240 delegados e delegadas.

O propósito foi analisar nossa atual situação, identificando os grandes desafios que a COPROFAM e suas afiliadas devem enfrentar com a adoção de estratégias, levando adiante a posição política e coletiva frente aos problemas que afetam nossa vida e trabalho no campo.

Os estudos que realizamos concluem que com o apoio das políticas de Estado, o modelo agroexportador vem fortalecendo-se cada dia mais em nossos países, gerando a concentração e estrangeirização da terra, aumentando a produção e o comércio agrícola e a riqueza nas mãos de grandes grupos econômicos. Estas empresas também se mobilizam sobre o território de nossos países arrendando ou comprando terras, especulando sobre o preço da terra e extraindo os lucros fora do setor agropecuário.

Por outro lado, vemos que os nossos governos seguem sem implementar políticas públicas específicas para a agricultura familiar, camponesa e indígena, gerando assim, o aumento no número de desempregados, de famintos e de pobreza rural na região. No entanto, concluímos que os efeitos negativos produzidos pelas mudanças climáticas são uma realidade e que seus impactos se somam à gama de graves problemas que afetam nossas vidas e trabalho no campo.

Frente a este cenário, contamos com o apoio de nossas sociedades para colocar em marcha outro modelo de desenvolvimento rural equilibrado, justo e sustentável. Já é hora de que os governos reconheçam que a agricultura familiar, camponesa e indígena são atores políticos fundamentais capazes de aumentar a produção de alimento de boa qualidade para assegurar a soberania e a segurança alimentar de nossos povos. Além de manter o equilíbrio entre a produção e a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

Para enfrentar estes problemas, aprovamos um conjunto de recomendações que a COPROFAM com suas afiliadas impulsionaram em suas ações conjuntas. Com estas, esperamos colocar em marcha grandes ações para pressionar os governos para que gerem políticas públicas que atendam nossas necessidades; assim como, promover a viabilidade de nossos sistemas produtivos como condição fundamental para um desenvolvimento equilibrado e sustentável no Mercosul Ampliado.

Impulsionaremos fortes ações desde nossas organizações para que possamos avançar nas políticas essenciais para as nossas famílias de camponeses que necessitam de acesso à terra, água e outros recursos naturais indispensáveis à vida humana e aos sistemas produtivos.

Propomos, e vamos negociar e pressionar os governos de nossos países na formulação, adequação e implementação de políticas públicas diferenciadas de crédito, seguro de risco, assistência técnica, investigação e geração de tecnologias apropriadas, promoção e facilitação do comércio e outras indispensáveis para o fortalecimento e expansão da agricultura familiar, camponesa e indígena.

A COPROFAM e suas afiliadas vão impulsionar campanhas, como forma de pressionar os governos a adotar medidas para melhorar as condições socio-laborais, promovendo novos acordos coletivos de trabalho a nível regional e fazer cumprir os acordos já firmados, assim como a construção e implementação de instrumentos de combate à informalidade e promover o trabalho decente, especialmente nas fronteiras dos países do Mercosul Ampliado.

Lutaremos junto aos povos originários e indígenas para impulsionar a construção de políticas públicas nos espaços de diálogos a nível nacional, regional e internacional, construindo estratégias, sobretudo, para o reconhecimento e a autodeterminação dos povos indígenas e originários.

Assumimos o compromisso de incorporar em nossas plataformas políticas a inclusão das mulheres, garantindo a transversalidade de gênero, aumentando seu protagonismo e empoderamento, assim como, lutar para que as mulheres sejam respeitadas e que suas opiniões sejam consideradas na construção das políticas públicas de segurança, saúde, trabalho e educação, entre outras.

Precisamos garantir a sucessão rural em nosso campo, impulsionando políticas específicas para fortalecer o protagonismo da juventude, permitindo o desenvolvimento de suas iniciativas produtivas, sociais, recreativas de maneira que se sintam estimulados a permanecer e desenvolver com dignidade e qualidade de vida no campo.

Também assumimos o compromisso de propor aos governos políticas necessárias para atender as demandas específicas de nossos homens e mulheres da terceira idade, assegurando-lhes melhores condições de proteção social com o propósito de melhorar sua qualidade de vida.

Com o propósito de alcançar políticas para reduzir o número de pobres e famintos nas zonas rurais de nossos países, a COPROFAM e suas afiliadas continuarão impulsionando a Campanha pelo Mercosul Sem Fome, por Soberania e Segurança Alimentar de nossos povos.

A COPROFAM e suas afiliadas seguirão buscando e fortalecendo alianças a nível regional e intercontinental com outras organizações que tenham os mesmos objetivos de luta para reforçar as reivindicações da agricultura familiar, camponesa e indígena nos âmbitos global e regional, fortalecendo nossa incidência nos espaços de formulação e implementação de políticas públicas para a agricultura familiar, por exemplo, a REAF-MERCOSUL.

A COPROFAM e suas afiliadas seguirão somando esforços com as organizações de outros continentes para desenvolver e concretizar ações para que os governos implementem, de maneira urgente, expressões e políticas concretas a este setor para que, em 2014, marquemos fortemente o Ano Internacional da Agricultura Familiar decretado pela ONU, dando visibilidade ao mundo sobre a importância da agricultura familiar, camponesa e indígena para alcançar o desenvolvimento rural sustentável e a Soberania e Segurança Alimentar.

Os delegados e delegadas presentes na VIII Assembleia da COPROFAM com suas afiliadas assumiram o compromisso de aumentar a luta para alcançar um conjunto de políticas públicas necessárias para o fortalecimento da agricultura familiar, camponesa e indígena, base indispensável para o desenvolvimento rural sustentável dos povos do Mercosul Ampliado.

Buenos Aires, 15 de março de 2012. FONTE: COPROFAM



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico