Tem início nesta tarde (7) em Boa Vista, Roraima, a oficina "Mulher, Poder e Democracia", promovida pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado (Fetag/RR). O evento faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. A oficina é voltada para dirigentes e lideranças sindicais do movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) em Roraima.
Durante a tarde de hoje e ao longo deste sábado, as mulheres participam de palestras e debates sobre o movimento sindical, gênero e democracia, participação política das mulheres do campo e saúde e gênero na areal rural. A intenção da Fetag/RR é promover o aprimoramento político das trabalhadoras rurais e fortalecer da participação delas no movimento sindical.
Além da oficina, haverá outras atividades em conjunto com movimentos feministas de Roraima. Amanhã, elas farão uma caminhada do bairro Alvorada até o centro da cidade, onde será organizado um ato de protesto à violência sexista no Estado e a ausência de políticas públicas para as mulheres.
"Apesar de o governo do Estado ter assinado o Pacto contra a Violência, até o momento não há nenhuma sinalização de que as ações vão ser realmente implementadas", comenta a assessora de Gênero da Fetag/RR, Maria Aparecida de Souza.