A Fetaes e a CUT estadual promoveram, em janeiro, visitas a 13 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) capixabas. O objetivo da ação é sensibilizar dirigentes, explicar o trabalho da CUT e aproximar a Central da base de trabalhadores rurais.
"Com o reconhecimento legal das centrais sindicais, torna-se ainda mais importante que o sindicato seja filiado à alguma central. A CUT é a entidade que mais se aproxima dos rurais", pondera o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo. Ele acompanhou as visitas promovidas pela Fetaes e CUT. Em dezembro, seu sindicato de base, STTR de Mimoso do Sul (ES), filiou-se à CUT.
Dos 52 STTR?s ligados à Fetaes, 13 são filiados à CUT. Segundo Caralo, a meta para este ano é que 60% dos sindicatos de filiem à Central. Por isso, as ações de aproximação e sensibilização vão continuar nos primeiros meses de 2008. A iniciativa deve se repetir em outras regiões do País, com o apoio de dirigentes da Contag. "A maioria dos sindicatos visitados no Espírito Santo prometeram regularizar a situação com a CUT e pautar a filiação em suas assembléias nos próximos 30 dias", informa Caralo.
Para participar da Plenária Nacional da CUT, prevista para maio de 2008, sindicatos e federações têm até o dia 20 de fevereiro para solicitar a filiação e para regularizar sua situação cadastral e financeira. "A CUT é a central que mais tem demonstrado na prática o compromisso com a classe trabalhadora. Sua atuação une a classe trabalhadora em torno de bandeiras como a melhoria do salário mínimo, manutenção de uma previdência pública e inclusiva, valorização do emprego, entre outras", afirma Caralo.
Angélica Cordova