A Marcha das Margaridas 2007 e o Dia Nacional de Mobilização foram os principais temas da reunião desta semana do secretariado da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A coordenadora Nacional de Mulheres da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, destaca a importância dos dois eventos. "A CUT comemora 25 anos este mês, por isso estamos preparando uma grande mobilização, com a participação de entidades e trabalhadores de todo o Brasil",
No dia 15 de agosto, os movimentos sociais se encontrarão em Brasília para reivindicar a manutenção do veto do presidente Lula à Emenda 3, direito irrestrito de greve, garantia de negociação coletiva no serviço público, previdência pública universal com ampliação de direitos, valorização da educação pública, reforma agrária e incentivos à agricultura familiar e redução da jornada de trabalho, entre outros temas.
Segundo Carmen, a Marcha das Margaridas, que ocorrerá nos dias 21 e 22, também está na agenda de mobilizações da CUT deste mês. "A CUT está mobilizando as centrais estaduais e os movimentos filiados em diferentes regiões. A Marcha deve ter uma participação expressiva das trabalhadoras urbana", diz ela acrescentando que a CUT tem clareza de que as protagonistas principais são as trabalhadoras rurais. "Mas é muito importante a participação das urbanas até porque temas como soberania alimentar e reforma agrária são questões que devem ser defendidas por toda a sociedade".
Fonte: Emmanuelle Nunes
Agência Contag de Notícias