Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CUSTOS ELEVADOS MANTÊM PREÇOS D
Custos elevados mantêm preços dos alimentos em alta
WhatsApp

13 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
custos elevados mantêm preços d

Conforme a região, produtores poderão gastar até 50% a mais neste ano com sementes, adubos e produtos químicos Produtor venderá safra com base na cotação do dólar, que está fraco diante do real, mas custos seguem o real, que segue valorizado

A preocupação dos bancos centrais com a pressão inflacionária vivida neste momento, devido à alta dos alimentos, deve continuar. Se a pressão atual vem do desequilíbrio entre aumento do consumo e pouca oferta, virá, também, a partir de agora, dos elevados custos de produção enfrentados pelos produtores em todo o mundo.

Os bons preços internacionais das commodities agrícolas devem incentivar os produtores a plantar mais e a buscar maior produtividade. A produção pode ser maior, mas a um custo mais elevado do que o da safra anterior. Essa pressão de custo se espalha pelo planeta.

O Brasil, um dos principais fornecedores mundiais de alimentos, não fica imune a essa alta. Ao contrário, tem gastos superiores aos de outros países, principalmente devido às deficiências em infra-estrutura. No país, os custos dos produtores neste ano devem superar em até 50% os do ano anterior, dependendo da região.

Essa alta se deve à forte aceleração no preço dos insumos -sementes, adubos, produtos químicos etc. O líder de aumento são os adubos e fertilizantes. Algumas regiões do país, principalmente as fronteiras agrícolas, estão pagando o dobro do que pagavam no ano passado.

Conforme negócios realizados na BN - Bolsa de Negócios, Insumos e Sementes, especializada em negociações de produtos agrícolas, algumas fórmulas de adubos e fertilizantes tiveram aumento de 120% entre março do ano passado e abril deste ano.

"A indústria de insumos tem perfeito controle sobre os custos, elevando ou baixando seus preços de forma a controlar a rentabilidade do produtor." A afirmação é de José Pitoli, da Coopermibra (Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil). Ele lembra que, quando os preços das commodities estão em fase de baixa, as indústrias reduzem os custos. Na fase de alta, no entanto, repõem margens, elevando os preços.

O custo atual dos insumos não preocupa o produtor Roberto Pozzi, de Maringá (PR), mas também não o deixa tranqüilo. "Enquanto os preços das commodities permanecerem nos patamares atuais, temos condições de pagar. Mas quem garante que eles [os preços] vão permanecer bons?"

Pozzi alerta para o seguinte cenário: custos elevados dos insumos agora, queda nos valores das commodities lá na frente e dólar caindo para R$ 1,50 após o Brasil conquistar a posição de país seguro para investimento.

Segurar custos

Anderson Galvão, da Céleres, diz que a safra 2008/9 vai ser rentável para o produtor, mas que essa lucratividade passa por uma série de fatores. O produtor vai vender sua safra com base na cotação do dólar, que está fraco diante do real, mas continua pagando parte dos custos internos na moeda brasileira: óleo diesel -que acaba de subir- e salário mínimo.

Diante desse cenário, Pitoli diz que "o produtor não deve abrir a guarda". Ele recomenda bom controle sobre os investimentos, controle de gastos e busca da maior produtividade na lavoura.

No ano passado, o plantio foi feito com custos menores e perspectivas de preços maiores. Neste ano, no entanto, os custos estão elevados e muita coisa, inclusive uma recessão na economia norte-americana, pode derrubar os preços no início do próximo ano. "Se o produtor não travar custo, pode perder renda", afirma Pitoli.

É o que os produtores de Mato Grosso estão fazendo, onde grande parte deles já "comprou pacotes de adubos e de insumos químicos", segundo Juscelino Jankoski, da Rural Consultoria, de Nova Mutum (MT).

Com esses pacotes, os produtores travam os custos de adubos e fertilizantes, de sementes, de fungicidas, inseticidas e herbicidas. Em média, o produtor está gastando por volta de 42 sacas de soja, negociadas a cerca de US$ 20 cada uma.

Apesar dos custos elevados, Jankoski diz que o produtor vai ter boa renda neste ano. "Melhor do que a da safra 2007/8 [a que se encerrou]", diz ele. FONTE: Folha de São Paulo - 13/05/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico