O índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários de São Paulo (IqPR) pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) - vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado - encerrou a terceira quadrissemana de março com variação positiva de 3,5%. Houve altas tanto no grupo de produtos de origem animal (1,39%) quanto entre os vegetais (4,35%).
Baixa no atacado
O índice da RC Consultores que mede o comportamento de uma cesta de 17 produtos agropecuários no atacado de São Paulo encerrou o período entre os dias 22 e 27 de março com variação negativa de 1,8%. A principal queda apurada foi a do arroz (8,6%), mas também caíram soja, café, suíno, feijão, milho, batata e ovos. Houve valorizações nos casos de algodão, açúcar, tomate e laranja, e os preços do leite (tipos A e C) não variaram.
Receita da Cooxupé
A Cooxupé, maior cooperativa de café do país, registrou faturamento recorde em 2007. A receita ficou R$ 1,265 bilhão, valor 33,69% maior em relação ao ano anterior. O bom resultado reflete os preços atraentes do café no mercado internacional, apesar da menor safra brasileira.
SLC aumenta área
A SLC Agrícola, uma das maiores proprietárias de terras do país, registrou aumento de 45,6% na área total plantada no Brasil na safra 2007/08. O plantio ocupa de grãos e algodão da empresa ocupa uma área de 170,656 mil hectares. No ano de 2007, o grupo investiu fortemente em aquisições para elevar sua participação no mercado. FONTE: Valor Econômico ? SP