Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CURTAS
Curtas
WhatsApp

03 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
curtas

O Rio Grande do Sul deu início ontem à primeira etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. O rebanho gaúcho é estimado em aproximadamente 13,2 milhões de cabeças. Em 2007, 94% dos animais foram vacinados na primeira etapa e 90%, na segunda, realizada no mês de junho. A Superintendência Federal de Agricultura do Estado pretende vacinar, este ano, 100% dos bovinos e bubalinos. "É de fundamental importância o produtor vacinar seu rebanho para que o estado do Rio Grande do Sul obtenha o status de área livre de aftosa", diz o superintendente Francisco Signor. Os últimos focos de febre aftosa no Estado foram em 2002. No país, a última grande crise provocada pela doença eclodiu no fim de 2005 e até hoje limita as exportações do país. A vacinação vai até o dia 31.

Comanche amplia

A Comanche Clean Energy vai investir US$ 14 milhões para a ampliar sua planta de biodiesel localizada no município de Simões Filho (BA). O aporte servirá ainda para a compra de novas áreas de plantio no interior do Estado e para incentivar a agricultura familiar, diz o grupo.

Petrobras I

A Petrobras vai produzir etanol de segunda geração para exportação, em parceria com a iniciativa privada. A estatal informa que já avaliou 40 usinas e tem cinco projetos aprovadas pela área técnica. Nenhum deles, como já informou o Valor, saiu do papel até agora. A meta de exportação, a partir de 2012, é de 4,5 bilhões de litros ao ano, incluídos o etanol de primeira e o de segunda geração. O etanol de segunda geração é obtido a partir da tecnologia de ligno-celulose.

Petrobras II

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que a estatal não aceitará parcerias para a produção de etanol que se baseiem em trabalho escravo. "Nos contratos e nos negócios de que a Petrobras vier a participar, para exportação de etanol, essa expressão [trabalho escravo] não entra no nosso dicionário", disse. Ele informou que a participação da estatal e da sócia japonesa Mitsui nas usinas deverá ser minoritária, de 20% a 30%. E que em todas as usinas com vendas destinadas principalmente aos mercados do Japão e da Coréia serão adotados critérios modernos de produção: "Não trabalharemos com queimadas, utilizaremos a mecanização para dar uma condição digna e uma remuneração adequada ao trabalhador", afirmou o executivo, segundo a Agência Brasil.

Petrobras III

A estatal brasileira também informou ontem que irá aprofundar em 2008 as pesquisas sobre a produção de etanol de segunda geração. O processo tecnológico está sendo desenvolvido pelo Centro de Pesquisas (Cenpes) da Petrobras, em parceria com universidades, como a Coordenação de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Plantio de milho

Levantamento da Safras&Mercado aponta lentidão no plantio de milho no centro-sul país. Segundo levantamento da empresa, o plantio desta safra 2007/08 alcançou 95,8% da área total prevista para a região até agora, ante percentual de 98,5% apurada nesta mesma época do ciclo passado (2006/07). No maior Estado produtor de milho do Brasil, o Paraná, 97% da área total prevista já foi plantada, mas no ano passado eram 99%. No Rio Grande do Sul o plantio chegou a 100%, mas o clima preocupa. FONTE: Valor Econômico ? SP



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico