O Rio Grande do Sul deu início ontem à primeira etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. O rebanho gaúcho é estimado em aproximadamente 13,2 milhões de cabeças. Em 2007, 94% dos animais foram vacinados na primeira etapa e 90%, na segunda, realizada no mês de junho. A Superintendência Federal de Agricultura do Estado pretende vacinar, este ano, 100% dos bovinos e bubalinos. "É de fundamental importância o produtor vacinar seu rebanho para que o estado do Rio Grande do Sul obtenha o status de área livre de aftosa", diz o superintendente Francisco Signor. Os últimos focos de febre aftosa no Estado foram em 2002. No país, a última grande crise provocada pela doença eclodiu no fim de 2005 e até hoje limita as exportações do país. A vacinação vai até o dia 31.
Comanche amplia
A Comanche Clean Energy vai investir US$ 14 milhões para a ampliar sua planta de biodiesel localizada no município de Simões Filho (BA). O aporte servirá ainda para a compra de novas áreas de plantio no interior do Estado e para incentivar a agricultura familiar, diz o grupo.
Petrobras I
A Petrobras vai produzir etanol de segunda geração para exportação, em parceria com a iniciativa privada. A estatal informa que já avaliou 40 usinas e tem cinco projetos aprovadas pela área técnica. Nenhum deles, como já informou o Valor, saiu do papel até agora. A meta de exportação, a partir de 2012, é de 4,5 bilhões de litros ao ano, incluídos o etanol de primeira e o de segunda geração. O etanol de segunda geração é obtido a partir da tecnologia de ligno-celulose.
Petrobras II
O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que a estatal não aceitará parcerias para a produção de etanol que se baseiem em trabalho escravo. "Nos contratos e nos negócios de que a Petrobras vier a participar, para exportação de etanol, essa expressão [trabalho escravo] não entra no nosso dicionário", disse. Ele informou que a participação da estatal e da sócia japonesa Mitsui nas usinas deverá ser minoritária, de 20% a 30%. E que em todas as usinas com vendas destinadas principalmente aos mercados do Japão e da Coréia serão adotados critérios modernos de produção: "Não trabalharemos com queimadas, utilizaremos a mecanização para dar uma condição digna e uma remuneração adequada ao trabalhador", afirmou o executivo, segundo a Agência Brasil.
Petrobras III
A estatal brasileira também informou ontem que irá aprofundar em 2008 as pesquisas sobre a produção de etanol de segunda geração. O processo tecnológico está sendo desenvolvido pelo Centro de Pesquisas (Cenpes) da Petrobras, em parceria com universidades, como a Coordenação de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).
Plantio de milho
Levantamento da Safras&Mercado aponta lentidão no plantio de milho no centro-sul país. Segundo levantamento da empresa, o plantio desta safra 2007/08 alcançou 95,8% da área total prevista para a região até agora, ante percentual de 98,5% apurada nesta mesma época do ciclo passado (2006/07). No maior Estado produtor de milho do Brasil, o Paraná, 97% da área total prevista já foi plantada, mas no ano passado eram 99%. No Rio Grande do Sul o plantio chegou a 100%, mas o clima preocupa. FONTE: Valor Econômico ? SP