Uma comitiva de empresários franceses está na Bahia para conhecer a experiência do Programa Estadual de Biodiesel. Eles conhecerão usinas de biodiesel em Iraquara e Simões Filho e agricultores familiares que plantam mamona. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Ildes Ferreira, há interesse na inserção da agricultura familiar na cadeia produtiva para que a produção do combustível na França siga os mesmos padrões da Bahia.
Mais pesquisa
A necessidade de investimentos em pesquisa no Brasil marcou ontem o segundo dia do 9º Congresso de Agribusiness da Sociedade Nacional de Agricultura, realizado na Confederação Nacional do Comércio. "Só continuaremos na condição de competidores se houver um investimento maciço em tecnologia. Trabalhamos hoje com novos paradigmas como os transgênicos e a nanotecnologia", afirmou o assessor da presidência da Embrapa e primeiro presidente da empresa, Eliseu de Andrade Alves.
Audiência pública
Foi realizada na semana passada audiência pública em Nova Andradina (MS), onde a Cerona deseja implementar sua segunda usina de açúcar e álcool.
Syngenta derrotada
A Justiça Federal do Paraná decidiu que os experimentos de soja transgênica no entorno do Parque Nacional do Iguaçu são ilegais. Segundo a juíza Vanessa Hoffman, o parque possui plano de manejo, que define a zona de amortecimento em 10 km, o que proíbe a atividade. A área está ocupada hoje pela Via Campesina, em protesto contra a tentativa da Syngenta de retomar os experimentos ilegais. A empresa foi autuada e multada pelo Ibama em R$ 1 milhão.
Pragas urbanas
O secretário de Agricultura, João Sampaio, vai inaugurar no dia 12 a unidade laboratorial de referência em pragas urbanas, no Instituto Biológico, em São Paulo.
Agrofloresta na aldeia
A Embrapa e o Programa Biodiversidade Brasil-Itália (PBBI) implementam esta semana duas usinas demonstrativas de agrofloresta na aldeia indígena krahô Morro do Boi, em Itacajá (TO). Segundo a Embrapa, os sistemas agroflorestais ajudarão na reconstituição de ecossistemas, conservação do solo e água, produção de orgânicos e sustentabilidade da agricultura.
Canecão investe
A empresa Café Canecão, de Campinas, maior indústria de café da região, inaugurou sua nova área industrial no bairro no município. A idéia é multiplicar a capacidade de produção mensal para 10 mil sacas de café verde ou 480 mil quilos do produto acabado. FONTE: Valor Econômico ? SP