Da Assessoria
No município de Paranatinga, 81 trabalhadores estão na reta final do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas, desenvolvido pelo projeto Parceria Rural - Agricultura, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). O treinamento iniciou no dia 13 de novembro e encerra nesta quarta-feira (28.11). No momento, os alunos assistem às aulas de Saúde e Segurança do Trabalho e GPS.
Segundo um dos instrutores, Edson Ferreira da Cruz, esta é uma das partes fundamentais do curso, já que explica noções sobre a NR 31. "O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aprovou a Norma Regulamentadora 31, que trata de segurança e saúde na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. O objetivo é estabelecer preceitos a serem observados na organização e ambiente de trabalho desenvolvido no meio rural. É esta norma que traça regras para o uso de agrotóxicos, de Equipamentos de Proteção Individual, sobre o transporte de cargas, enfim, fiscaliza as atividades nessas áreas, cuidando da segurança do trabalhador. O que percebemos hoje é que a maioria desconhece essa norma e trabalha sem os cuidados exigidos, uma das maiores causas de acidentes. Já nas aulas de GPS, os participantes aprendem a manusear maquinários fazendo uso do aparelho de GPS, que direciona corretamente o trabalho no campo", destacou.
Para Irene Dias Machado, 38 anos, o treinamento é um novo aprendizado. "Meu último emprego foi em um frigorífico, mas sempre gostei de trabalhar na lavoura, por isso, me inscrevi no curso. A mulher que quer trabalhar nesta área já é discriminada naturalmente. Se não possuir uma qualificação para provar que é capaz de exercer a atividade, a discriminação é ainda maior", comentou.
Já Erico Dalla Nora, 38 anos, trabalha há 13 anos na agricultura. Foi justamente o proprietário da fazenda onde trabalha que o liberou para participar do treinamento. "Ele mesmo tem interesse na minha capacitação, para dinamizar os trabalhos na fazenda. Aprendi aqui técnicas que a prática não ensina", contou.
Antonio Katauga, 30 anos, veio em busca da qualificação profissional na área para mudar de atividade. "Era motorista, agora quero muito trabalhar no campo, operando máquinas agrícolas. Essa é uma região que oferece oportunidades para quem têm experiência no ramo".
O curso ainda traz esperança para o casal, Laviete da Conceição e Lenir Lima de Jesus. "Tenho experiência de 23 anos atuando na agricultura. Amo o que faço e quero inserir minha esposa neste mercado. Sonho em sermos contratados juntos, para ajudarmos um ao outro. Inclusive, tem um empresário da região que já nos ofereceu uma oportunidade. Eu mesmo recebi uma proposta para ir para o Paraná, fazer uma especialização em manutenção de máquina, isso num centro de treinamento de Curitiba", disse.
PROJETO - Desde o início do projeto Parceria Rural - Agricultura, o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas já qualificou mais de 4,9 mil trabalhadores. Este ano o projeto atenderá ainda a cidade de Novo São Joaquim, onde o treinamento inicia nesta quinta-feira (29.11).
"Voltando aos municípios por onde já passamos, é possível perceber que o curso tem uma boa taxa de empregabilidade. Em Brasnorte, por exemplo, só um pecuarista contratou 20 alunos. Várias cidades já solicitaram o treinamento para 2008", ressaltou a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho. FONTE: O Documento ? MT