Nos dias 29 e 30 de julho, lideranças sindicais do Espírito Santo participaram da 1a Oficina Estadual de Oratória para candidatos ligados ao MSTTR no estado. O objetivo foi capacitá-los para as eleições municipais, que ocorrem em outubro. O curso foi promovido pelo Coletivo Estadual de Comunicação da Fetaes em parceira com a Contag em Guarapari e contou com a presença de 40 dirigentes.
Durante a oficina, eles aprenderam técnicas de oratória e de elaboração de discursos políticos. Também foram abordados temas relacionados ao desenvolvimento rural do País e de projetos de interesse da agricultura familiar. Na avaliação do secretário de comunicação da Fetaes, Júlio Cezar Mendel, a oficina foi importante para que os candidatos possam fazer um trabalho mais qualificado durante a campanha eleitoral.
"A avaliação da Fetaes é muito positiva, até porque foi a primeira oficina realizada nesses 40 anos de existência da federação. O curso atendeu a nossa expectativa, que era proporcionar uma maior habilidade eleitoral aos candidatos. Eles aprenderam novas técnicas para implementar de fato no dia-a-dia, no calor da eleições", explica.
Para o trabalhador rural Eleomar Alves Carneiro, candidato pelo PT a vereador no município de Mantenópolis/ES, a oficina foi fundamental para compreender técnicas de oratória. "A parte que mais gostei foi em relação à postura que o candidato deve ter diante do público. A parte corporal influencia muito, principalmente, o estado de espírito com que ele chega diante do eleitor. Esses detalhes faltavam no meu perfil de candidato", afirma Carneiro.
Após as eleições de outubro, a Fetaes quer realizar uma nova oficina com os candidatos eleitos. O objetivo é fazer um levantamento das técnicas usadas a partir do curso de oratória. A idéia é fortalecer a divulgação do movimento sindical no Espírito Santo. FONTE: Andrea Povoas