pós os cursos estaduais que focaram a negociação com o patronato, este módulo ensina a planejar melhor a campanha salarial nos estados e municípios Começou ontem (07), em Goiânia GO, e vai até quinta-feira (10), o Seminário Regional de Negociação de Campanha Salarial dos Trabalhadores (as) Rurais, da região Centro-oeste. O curso tem como objetivo capacitar os dirigentes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal na etapa do planejamento da campanha.
Com aproximadamente 40 participantes, o evento dá sequência à formação dos assalariados rurais para negociação coletiva, que teve início em 2010, com a realização de 25 cursos estaduais. Este módulo, focado no planejamento da campanha salarial, dá dicas de como organizar uma assembleia, escolher bem os dirigentes e formatar os editais.
O secretário de Assalariados (as) Rurais da Contag, Antônio Lucas, que está acompanhando os trabalhos relatou que os participantes estão bastante interessados nos ensinamentos e que o aproveitamento está muito bom. “Inclusive, algumas pessoas novas que não participaram da primeira etapa estão aqui com o interesse de aumentar seu conhecimento”, afirmou.
Uma dessas novatas é a dirigente sindical de Querência (MT), Cláudia Aparecida Costa Santos, que considerou o evento de suma importância para o estado e também para o seu município. Segundo ela, o planejamento da campanha já acontece e há, inclusive, acordos coletivos. Pois, Querência possui um alto número de assalariados. “Só que nós não tínhamos ainda essa preparação e essa parte teórica. Nós aprendemos fazendo, e agora com o que aprendemos aqui nossa organização muda completamente”, conta.
O evento que conta com uma boa participação de jovens e mulheres está sob a tutela da Contag, em parceria com o Departamento de Intersindical de Estatísticas e Estudos (Dieese), e com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). FONTE: Agência Contag de Notícias - Suzana Campos